Diversas autoridades, magistrados, servidores e cidadãos lotaram o estacionamento do Fórum da comarca de São Luís de Montes Belos, na manhã desta sexta-feira (11) para prestigiarem a cerimônia de elevação da comarca à entrância intermediária. O evento aconteceu na véspera do aniversário de 66 anos do município, comemorado neste sábado (12). Na solenidade também foi concedido o título de cidadão montebelense ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes.

A comarca de São Luís de Montes Belos foi elevada à entrância intermediária conforme consta no artigo 17 da Lei Estadual nº 20.510, de 11 de julho de 2019. Após assinatura do termo de elevação e entrega ao diretor do Foro da comarca, juiz Peter Lemke Schrader, o desembargador-presidente celebrou o feito no momento em que a cidade comemora seus 66 anos e também se disse honrado pelo título de cidadão. Walter Carlos Lemes falou do carinho pela cidade, lembrando que, quando juiz na comarca de Caiapônia nos anos 1980, era comum parar em São Luís de Montes Belos durante a viagem à capital.

“Hoje eu venho aqui com essa grande felicidade em poder me tornar um cidadão montebelense. E ainda mais tratando também do retorno da comarca à condição de intermediária. São Luís realmente já merecia esse título dado ao imenso volume de processos que aqui tramitam”, ressaltou o presidente do TJGO.

O desembargador Walter Carlos Lemes ainda agradeceu o apoio e a contribuição dos juízes auxiliares da Presidência – Sirlei Martins da Costa, Cláudio Henrique Araújo de Castro e Fabiano Abel de Aragão Fernandes – para sua gestão, e destacou o trabalho dos magistrados goianos, anunciando que, em setembro, o Judiciário goiano alcançou 106,7% de produtividade, o que significa que o número de processos julgados em 2019 é maior do que o de novos processos distribuídos.

Elevação da comarca
Atualmente, a comarca de São Luís de Montes Belos conta com oito mil processos em tramitação. O diretor do Foro local, juiz Peter Lemke Schrader, disse que a elevação é um anseio da sociedade por mais de uma década e, desde 2016, a cidade passa por um importante desenvolvimento, citando especialmente a instalação do Cejusc e a condição de polo da Justiça Eleitoral.



“Essa elevação traz efeitos práticos muito importantes para a cidade, tendendo a ter uma sedimentação dos juízes na comarca. E isso repercutirá no trâmite processual, que tende a ser mais rápido e, assim, a prestação jurisdicional ao cidadão mais rápida e mais eficaz, que é o desejo de todos e, principalmente, o desejo do desembargador-presidente Walter Carlos Lemes, que é sempre de trazer cidadania e agilidade aos feitos judiciais.



De licença médica para tratamento de um câncer, o juiz Peter Lemke Schrader agradeceu aos amigos que fez na cidade e informou a todos, por dizer que é de interesse público, que continua em tratamento, mas espera ansioso pelo retorno às atividades, enaltecendo os colegas magistrados que atuam na comarca. Ao final do discurso, foi aplaudido de pé.

Título de cidadão
A propositura do título de cidadão montebelense ao presidente Walter Carlos Lemes foi feita pelo vereador Rochinha e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal. O presidente daquela Casa de Leis, vereador Bruno Borges Dias, exaltou o relacionamento entre os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo no município. “Essa harmonia entre os poderes beneficia a todos e a elevação da comarca de São Luís foi uma luta da sociedade e dos representantes das instituições no município”, declarou o vereador.



Para encerrar, a pedido do desembargador Walter Carlos Lemes, o pastor Fábio Machado e o bispo diocesano Dom Carmelo Scampa, fizeram orações, pedindo especialmente pela recuperação da saúde do juiz Peter Lemke Schrader. A solenidade contou com a apresentação do Hino Nacional pela cantora Mara Cristina, servidora do TJGO, e um parabéns pelo aniversário de São Luís de Montes Belos.

O evento no Fórum de São Luís de Montes Belos contou também com a presença dos juízes auxiliares da Presidência, Sirlei Martins da Costa, Cláudio Henrique Araújo de Castro, de magistrados goianos, do prefeito de São Luís, Major Eldecirio da Silva, da secretária-geral da Presidência, Eliene Maria Ramos, representantes do Ministério Público Estadual, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiro e da OAB. (Texto: Daniela Becker / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

Confira a galeria de fotos.