O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promoveu na noite desta terça-feira (17), na entrada do Palácio da Justiça Clenon de Barros Loyola, a Cantata Natalina do Poder Judiciário goiano. A apresentação, que faz parte das comemorações de Natal promovidas pelo TJGO em 2019, garantiu à plateia momentos de encantamento permeados de musicalidade e de espírito natalino. A iniciativa é da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e da Comissão de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, presidida pelo desembargador Itaney Francisco Campos.

Acompanhado de sua esposa, Maria Machado Lemes, o presidente do TJGO, desembargador Walter Carlos Lemes, agradeceu a presença de todos, e ressaltou que, além da prestação jurisdicional, sua gestão está atenta às questões culturais e sociais. “Temos pela frente o despertar de um novo ano, e, entre tantos desafios, queremos resgatar o nosso coral do TJGO”, declarou Walter Carlos Lemes.


Comissão Cultural

O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, desembargador Itaney Francisco Campos, salientou que a assessoria cultural do TJGO, que tem à frente o poeta Gabriel Nascente, vem desenvolvendo uma agenda cultural intensa. “Nós pretendemos incrementar ainda mais a programação de atividades culturais no TJGO, trazendo para o Espaço Cultural Goiandira do Couto exposições artísticas e lançamentos de livros”, ressaltou o desembargador.
A programação do recital natalino contou com apresentação do coral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), regido por Sérgio de Paiva, e do Coro Italiano Toscanelli, sob a regência de Antônio Cardoso Filho. A abertura do evento foi abrilhantada pela apresentação da Banda Marcial do Colégio da Polícia Militar de Goiás Hugo de Carvalho Ramos, regida pelo maestro Maxwell Amaral. O recital natalino também contou com a exibição do Coro Masculino de Goiânia e do Coral Canto Azul da Caixa Econômica Federal, conduzido pelo maestro Weber Assis.
Conforme Maria Nilva Fernandes Moreira, servidora da Divisão Interprofissional Forense do TJGO, presente ao evento,o momento é de celebração.“Vim prestigiar a Cantata de Natal, pois acredito que temos muitos motivos para celebrar, especialmente em relação ao aspecto institucional, temos tido uma gestão voltada para o bem estar das pessoas”.


Novos talentos

Para o trompetista da Banda Marcial do Colégio da Polícia Militar de Goiás Hugo de Carvalho Ramos, Arthur Souza Alves, de 12 anos, a emoção de se apresentar ao público é uma motivação para os estudos de aperfeiçoamento musical. “Estamos acostumados a tocar para grandes plateias, e, mesmo ensaiando e estudando muito, dá sempre um frio na barriga”, ressaltou o jovem músico.
Estiveram presentes no recital, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, acompanhado de sua esposa, Regina Célia de Miranda Maciel; o membro da Comissão Cultural do TJGO, desembargador Olavo Junqueira de Andrade; a desembargadora Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Fabiano Abel de Aragão Fernandes e Sirlei Martins da Costa; o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves; o ex-presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), juiz Wilton Müller Salomão; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Eliene Maria Ramos, e Rui Gama da Silva, secretário-geral da CGJGO; além do chefe do Gabinete de Gestão da Governadoria, Livio Luciano, na ocasião representando o governador Ronaldo Caiado; e da vereadora da Câmara Municipal de Goiânia, Cristina Lopes Afonso. Veja a galeria. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)