O editor português radicado em Brasília, Victor Alegria, fundador da Thesaurus Editora, visitou na manhã desta terça-feira (4), a Pinacoteca Desembargador Camargo Neto, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A visita compreende parte do planejamento do Festival do Livro Goiano, que será promovido pela Assessoria Cultural do TJGO, com a colaboração da Academia Goiana de Letras (AGL). A previsão é que o evento aconteça nos dias 20 a 27 de março.

“Victor Alegria é nome conceituado, nacionalmente, no mercado livreiro, e é pioneiro editorial no Planalto Central do Brasil. Sua vinda a Goiânia nos traz suporte para a realização do Festival do Livro Goiano, que terá a participação maciça de editoras do nosso estado, com destaque para obras jurídicas”, ressaltou o assessor cultural do TJGO, Gabriel Nascente.

Conforme Victor Alegria, o Estado de Goiás tem uma enorme riqueza cultural, sob o ponto de vista histórico. “Por aqui, passava o caminho do ouro que desembarcava na enseada de Paraty à época do Brasil Colônia, e pouca gente sabe que um dos poucos contos de Machado de Assis passados fora do estado do Rio de Janeiro se ambientou em terras goianas, mais precisamente Santa Luzia, atualmente Luziânia”, revelou Victor Alegria.

Também participaram do encontro, o desembargador Olavo Junqueira de Andrade, integrante da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, que é presidida pelo desembargador Itaney Campos; a produtora cultural Laila Santoro; a coordenadora da Seção de Atividades Culturais da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Lousanne Rodrigues da Silva Paula; e a assessora do editor Victor Alegria, Solange Ribeiro.

A Thesaurus Editora completa, no mês de março, 60 anos no mercado editorial brasileiro, e contabiliza mais de 3.600 obras publicadas. (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Aline Caetano - Centro de Comunicação Social do TJGO)