O assessor cultural da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), poeta Gabriel Nascente, recebeu na manhã desta quinta-feira (13), na Pinacoteca Desembargador Camargo Neto, na sede do TJGO, representantes de diferentes vertentes artísticas, acadêmicas e culturais de Goiás. A finalidade do encontro foi o debate de ideias para o Festival do Livro do TJGO (FeJus), que será promovido pela Assessoria Cultural do TJGO, com a parceria da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Academia Goiana de Letras (AGL) e da Faculdade Sensu. O evento acontece no hall do Palácio da Justiça Clenon de Barros Loyola, entre os dias 27 de março a 3 de abril.

Conforme Gabriel Nascente, o FeJus objetiva o estabelecimento da contextualização entre literatura e cultura jurídica, além de promover a valorização de autores e suas obras, especialmente do escritor goiano. “Queremos dar voz e espaço para os talentos de nossa terra, que perpetram a produção literária goiana, sem o devido reconhecimento, inclusive de grandes redes de livrarias sediadas na capital, que, raramente, comercializam as obras de nossos literatos”, ressalta o assessor cultural.

Para o imortal da Academia Goiana de Letras (AGL), Francisco Itami Campos, na ocasião representando o presidente daquela entidade, Ubirajara Galli, iniciativas dessa natureza são fundamentais para propagar a cultura e a literatura, num momento em que o livro perde alcance, em detrimento de mídias digitais. “O livro em nossa sociedade tem, de certa forma, um caráter excludente, e na medida em que o poder público se envolve na realização desses projetos, teremos uma população mais sensível à arte literária”.

Também participaram da reunião, a presidente da Academia Feminina de Letras e Artes de Goiás (AFLAG), Maria Elizabeth Fleury Teixeira; a artista plástica e pesquisadora Helena Vasconcelos, na ocasião representando o presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Valterli Guedes; o representante da União Brasileira dos Escritores (Ube), Ademir Luiz, além do repórter fotográfico e membro do Conselho Municipal de Cultura de Goiânia, Nelson Santos e dos dirigentes da Faculdade Sensu, os irmãos Aniela e Nickerson Nogueira. (Texto e fotos: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)