Na primeira edição de 2020, com o intuito de mais uma vez valorizar os servidores da Justiça investindo, assim, no aprimoramento para o alcance de uma prestação jurisdicional de excelência, a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás promove nesta quinta-feira e sexta-feira (13 e 14) o 6º Encontro Regional da 12ª e 13ª Regiões Judiciárias, na comarca de Uruaçu. O evento contará com a presença do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, dos três juízes auxiliares da CGJGO, Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, coordenador do projeto, Algomiro Carvalho Neto, e Donizete Martins de Oliveira, bem como do juiz Leonardo Naciff Bezerra, diretor do Foro local.

Durante o evento, serão oferecidas cinco oficinas de capacitação para os servidores que abrangerão as seguintes áreas: Contadoria, Gestão das Serventias Utilizando o Sistema Controle, Processo Judicial Digital (PJD), Processo Administrativo Judicial (Proad) e Mediação e Conciliação Judicial. Na abertura do encontro, que acontece amanhã (13), das 8 às 10 horas, haverá um momento especial com a equipe da Diretoria de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) que abordará a temática “Todos Somos Líderes! Como Liderar com Eficiência e Sensibilidade”.

Ainda no período matutino, das 10 às 12 horas, sequencialmente, serão ministradas três oficinas para os servidores: Contadoria, Gestão das Serventias Utilizando o Sistema Controle e PJD. Neste mesmo horário e período será realizada ainda uma capacitação voltada para os secretários das Diretorias dos Foros das comarcas envolvidas e para os assistentes das Varas de Registros Públicos abrangendo o Poder Judiciário e a Atividade Extrajudicial.

No período da tarde, que terá início às 13 horas, as oficinas de capacitação para os servidores terá continuidade, bem como o curso envolvendo o Poder Judiciário e a Atividade Extrajudicial. Será promovida ainda uma reunião com os representantes dos cartórios extrajudiciais, coordenada pelo juiz Algomiro Carvalho Neto, auxiliar da Corregedoria e responsável por esta área pela CGJGO. O fechamento das atividades do dia ocorrerá com ministração do juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, auxiliar da Corregedoria e coordenador do Programa Encontro Regional, que discorrerá sobre as inovações do Novo Código de Processo Civil (CPC) de 2015 – procedimento comum, das 16 às 18 horas.

Já na sexta-feira (14) pela manhã, às 8 horas, acontecerá a audiência interna com magistrados e servidores com apresentações sobre perícia criminal, orçamento participativo, sistema controle e debates em geral. No início da tarde, às 14 horas, será promovida a audiência pública, presidida pelo corregedor-geral e voltada para a população como um todo, que, na ocasião, terá a oportunidade de expor dúvidas, críticas construtivas e sugestões relacionadas ao Judiciário para o seu real aprimoramento.

Considerada o principal município do Norte de Goiás, Porangatu compreende a 12ª Região Judiciária, da qual fazem parte as comarcas de Estrela do Norte, Formoso, Minaçu e São Miguel do Araguaia. Já Uruaçu, que sediará o evento e é conhecida por ser um dos pólos turísticos e econômicos mais importantes do Estado pela localização privilegiada na região do Lago da Serra da Mesa, integra a 13ª Região Judiciária, que abrange outras três comarcas: Campinorte, Mara Rosa e Niquelândia. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás)