Nesta sexta-feira (28), foi realizada a primeira reunião com o intuito de implementar o Laboratório de Inovação e Inteligência no Poder Judiciário goiano, instituído pelo Decreto Judiciário nº 391/2020. O Laboratório será um espaço destinado à realização de pesquisas, ao estudo e ao desenvolvimento de projetos e soluções inovadoras para o alcance dos Objetivos Estratégicos e Metas Nacionais e Institucionais do Judiciário.

Na ocasião, a juíza auxiliar da presidência, Sirlei Martins da Costa, afirmou que “a intenção é criar uma metodologia na qual magistrados e servidores sejam protagonistas para criar um espaço de soluções”. O Laboratório de Inovação e Inteligência está em fase inicial e segue orientação do presidente, desembargador Walter Carlos Lemes, para desburocratizar, modernizar o Judiciário, com colaboração de vários atores.

A expectativa é que o grupo consiga promover a capacitação de vários servidores e magistrados para conduzir os trabalhos realizados no laboratório, de forma que promovam a normatização de como funcionará o espaço de discussão, conforme adianta o juiz titular da 2ª Vara da comarca de Padre Bernardo, Leonardo Bordini. “O Laboratório vai propiciar a solução de demandas complexas administrativas e jurisdicionais, com os métodos mais modernos de gestão”, pontuou.

Participaram também da reunião o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás, Aldo Sabino, a juíza Vivian Martins de Melo Dutra, o diretor de informática, Anderson Yagi, a diretora de Planejamento Estratégico do TJGO, Mislene Medrado Borges, o diretor de Gestão da Informação, Antônio Pires, o coordenador de planejamento, Diego César Santos,  o diretor do Centro de Comunicação Social, Luciano Augusto Souza Andrade e a servidora Jaqueline Martins. (Centro de Comunicação Social do TJGO)