A abertura da 16º Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa na segunda-feira (9), que acontece no Auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, será marcada pela palestra da professora Angelita Pereira Lima, diretora da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento nacional acontece entre 9 e 13 de março.

Abordando o tema de sua pesquisa nos últimos anos, que se dispõe a analisar a forma como a mídia noticia os fatos relacionados a casos de violência doméstica, Angelita ministrará a palestra intitulada "Da notícia espetacular à culpabilização das vítimas: o papel das narrativas no enfrentamento à violência contra as mulheres". 

Em sua análise, Angelita concluiu que é fato que a forma como a mídia noticia os acontecimentos acaba por culpabilizar às vítimas. Isso porque, conforme ela, a linguagem, os termos e o uso de fontes, que, em sua grande maioria, destaca mais a fala dos órgãos de segurança pública e do acusado do que o lado da mulher, reforça o imaginário popular de que a culpa da violência sofrida é das vítimas, reduzindo a culpa do agressor.

Acrescenta, ainda, que uma abordagem e cobertura mais crítica, além de se distanciar da naturalização da violência contra a mulher, pode, de certa forma, influenciar na forma como a sociedade vê esses casos de violência. 

Programação

Idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e promovido pela Coordenadoria da Mulher dos tribunais estaduais, o evento tem como foco impulsionar o Poder Judiciário a agilizar os processos em trâmite relacionados ao feminicídio, Lei Maria da Penha, entre outros casos de violência contra a mulher, além de chamar a atenção para o tema.

Presidida pela desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, a Coordenadoria da Mulher levará ao evento o debate sobre a Lei Maria da Penha, com palestra ministrada pelo juiz Vitor Umbelinho Soares Júnior, vice-coordenador do órgão, nos dias 11 e 12.

No último do encerramento da Semana da Justiça pela Paz em Casa, o juiz Rodrigo de Castro e a psicóloga Daiana Diehl  promovem um bate-papo com trabalhadores de obras da construção civil. A conversa terá como tema “Diálogos para a construção da não violência contra as mulheres”, orientando-as sobre os tipos de violência contra a mulher e sobre o papel dos homens no enfrentamento deste problema social.

Durante os cinco dias, serão realizados, gratuitamente, atendimentos jurídicos e psicológicos, além de círculos restaurativos e serviços de beleza. Veja programação. (Texto: Gabriella Braga - estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)