O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Estado de Goiás (GMF-GO) se reuniu nesta terça-feira (17) para tratar de ações preventivas ao coronavírus nos presídios goianos. As medidas atendem a Recomendação nº 62 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Entre os pontos deliberados no encontro, ficou definido que a Casa do Albergado vai ser liberada e adequada para receber os presos que fazem parte do grupo de risco, como diabéticos, asmáticos, hipertensos, portadores de doenças crônicas e com idade acima de 60 anos. A unidade retorna às suas funções normais em 60 dias. Outra decisão foi a respeito do Núcleo de Custódia, que está passando por reformas para receber os presos com suspeita de contágio para quarentena.

Os integrantes do GMF avaliam, ainda, a possibilidade de liberação da Colônia Agroindustrial, como meio de contenção do coronavírus. Por fim, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária do Estado de Goiás ficou responsável por encaminhar a lista dos presos que compõe o grupo de risco.

O GMF destaca que entre as ações já executadas, foram suspensas todas as visitas, distribuição de material de limpeza e higienização, vacinação, oferecimento de refeição adicional aos presos, flexibilização de horários e teletrabalho para funcionários e, ainda, reforço na segurança. Estão sendo feitas tratativas para disponibilização de ala para possíveis presos infectados no Hospital do Servidor e para aquisição emergencial de equipamentos de segurança e limpeza.

Participaram da reunião os juízes das Varas de Execução Penal de Goiânia, Telma Aparecida Alves,  Wanessa Resende Brom, Carlos Magno Cunha, o diretor geral interino da DGAP, coronel Agnaldo da Cruz, o promotor de justiça Adriano Godoy Firmino, os superintendente da DGAP, Gustavo Guimarães  e Jonathan Marques, e a representante da Agência Prisional, Paula Mônica Reis. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)