20180509 144251A Diretoria do Foro da comarca de Luziânia recebeu, nesta quarta-feira (9), a visita do superintendente do Arquivo Público do Distrito Federal, Jomar Nickerson de Almeida e dos assessores Marli Guedes da Costa e Marco Aurélio Lemos Santos. A reunião foi realizada, às 14 horas, no Fórum Local e teve por objetivo firmar parceria para digitalização do acervo histórico de processos judiciais que tratam da história da construção de Brasília.

Durante o encontro, além da parceria, a Coordenadoria de Arquivo do Distrito Federal convidou a gestora do arquivo da comarca, Maria Lúcia de Castro para participar do curso de “Conservação Preventiva de Acervos Arquivísticos e Bibliográficos". As aulas, para ela e outros servidores do Governo do Distrito Federal (GDF), serão realizadas na Escola de Governo (EGOV) do Distrito Federal, em parceria com o Arquivo Público do DF, conforme a Emenda nº 75.48180.

A primeira turma do curso vai ocorrer entre os dias 21 e 25 de maio, de 14 às 18 horas. Já a segunda turma está programada para ser realizada entre os dias 10 e 14 de setembro, no mesmo horário. Ainda, durante a reunião, ficou acertado que, antes da digitalização, todo o acervo será tratado para ser digitalizado e acondicionado de acordo com orientação técnica, em que será disponibilizado um treinamento com cronograma a definir.

Diretora da comarca, juíza Renata Farias Costa Gomes de Barros ressaltou a importância dos trabalhos para a preservação da história de Luziânia, que se encontra diretamente ligada à história do Distrito Federal. (Texto: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)