O juiz Mateus Milhomem de Sousa, do 1º Juizado Especial Criminal da comarca de Anápolis, enviou, recentemente, ofício ao procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, e ao secretário de Segurança Pública de Goiás, Irapuan Costa Júnior. No comunicado, o magistrado sugeriu à SPP que utilize técnicas adequadas na construção de presídios para evitar que os reeducandos possam retirar metais das paredes para serem utilizados em armas improvisadas, como chuchos.

No ofício, ele explicou que os estabelecimentos penais devem cumprir sua função legal com a devida e necessária segurança. "Na maioria dos presídios, as técnicas aplicadas na construção de presídios não tem trazido a segurança necessária para reeducandos e profissionais internos, uma vez que os próprios apenados têm retirado metais de paredes para improvisação de armas letais”, frisou Mateus.

Segundo ele, além de estar em jogo a segurança de agentes e internos, em caso de eventual morte ou dano a detentos ou servidores com uso dessas armas improvisadas, é o próprio Estado o primeiro a ser responsabilizado, arcando com altas indenizações (Texto: Acaray M. Silva - Centro de Comunicação Social do TJGO)