O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho, entregou na manhã desta sexta-feira (15/03) aos moradores de Trindade a reforma do fórum da comarca local. A solenidade contou com a presença da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz; do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes; e do governador do Estado, Marconi Perillo, e de várias outras autoridades.

A ministra fez questão de registrar sua satisfação em participar da solenidade ao lado do desembargador Gilberto Marques Filho que, segundo ela, "é amigo de longa data, brilhante e dedicado magistrado, que tem se mostrado um exímio gestor, cioso com a coisa pública”. Laurita Vaz lembrou de quando viveu e trabalhou em Trindade. “Nesta cidade, eu cresci, estudei, trabalhei no magistério e exerci a função de promotora de Justiça. Aliás, como representante do Ministério Público, nos idos da década de 80, tive a felicidade de participar da cerimônia de inauguração do primeiro fórum desta comarca, no setor Sul. Recordo-me que foi um belíssimo festejo, bastante prestigiado”, recordou.

Já o desembargador-presidente disse que é com orgulho que ele volta a cidade para entregar um benefício aos jurisdicionados. Segundo ele, a reforma do prédio se tornou uma necessidade devido o crescimento da cidade e consequentemente da comarca. “Fui juiz aqui por mais de 4 anos e era o único na comarca. Hoje, podemos ver como a cidade e a comarca crescem a cada dia”, frisou. Ele também lembrou que ajudou a criar a subseção da OAB de Trindade.

Éder Jorge, diretor do Foro da comarca de Trindade, frisou que a obra ficará para o futuro e permitirá o desempenho digno do trabalho dos juízes, servidores, promotores de Justiça, advogados, defensores públicos. “Precisamos de um prédio que esteja apto a receber novos juízes e servidores, o que, com esta reforma que se inaugura hoje, torna a providência absolutamente possível, já que o prédio está preparado para sete varas.

Marconi Perillo, por sua vez, ressaltou que conviveu, em seus quatro governos, com cerca de nove presidentes do TJGO e com todos teve uma boa relação. “A sinergia, a harmonia e o relacionamento institucional maduro permitiram, porém, que, com o desembargador Gilberto Marques Filho, o alcance de grandes conquistas, como o estabelecimento da gestão da vaga prisional pelo Estado”, afirmou Marconi, destacando, em seguida, a importância do Fórum para a população. “Parabéns, desembargador Gilberto, por esta obra maravilhosa”, finalizou.

O vice-governador José Eliton disse que Goiás cumpriu, mais uma vez, o seu papel ao realizar uma obra que beneficia os cidadãos. “Parabenizo o TJGO e a todos os colegas do Fórum, que atuam pela solução de demandas que afetam o cidadão no seu dia a dia”, pontuou.

O prefeito de Trindade, Jânio Darrot, demonstrou satisfação com a entrega da reforma do prédio do fórum e ressaltou que a conquista mostra a necessidade de unir os poderes com o objetivo comum de proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Situação do país

Durante seu discurso, a presidente do STJ destacou o cenário sócio-político-econômico que o país enfrenta. “O momento é difícil e tormentoso. Atravessamos uma tremenda instabilidade social, econômica e política. Entretanto, como se diz comumente, momentos de crise são também oportunidades para reflexões e mudanças”, salientou.

De acordo com ela, o Poder Judiciário, em meio a essa turbulência, surge como “moderador”, um ponto de equilíbrio, um braço forte para compor crises internas e externas do Estado.

“A magistratura brasileira – formada por homens e mulheres vocacionados, comprometidos e empenhados na busca de uma sociedade justa e igualitária – está cumprindo com sua obrigação institucional e tem desempenhado bem seu papel", frisou.

Aa ministra lembrou que não é só a magistratura que está nesta luta, mas também o Ministério Público e os advogados públicos e privados, que exercem papel fundamental para o resgate da estabilidade e da confiança nas instituições públicas. “O Estado Democrático de Direito pressupõe instituições firmes, capazes de assegurar os direitos e garantias fundamentais. A sociedade brasileira conta com essa frente de combate, esperançosa por mudanças”, pontuou. 

Dados da Obra

Segundo dados da Diretoria de Obras, a sede do Judiciário de Trindade tem área construída - prédio vertical 3.667,23 m2 e prédio térreo 1754,91 m2 - totalizando 5.432,14 m2 de área construída. Foram gastos no empreendimento R$ 2.775.783,37. A obra foi executada em 360 dias. Os serviços foram feitos pela Souza Miranda Construções Ltda.

O prédio passou por revisão geral na cobertura do prédio vertical, substituição de toda cobertura do prédio térreo, pintura geral dos prédios, revisão geral das instalações elétricas, implantação digital, instalação de grupo motor gerador para suprir os prédios de energia elétrica na falta da concessionária Celg, instalação de cerca elétrica em todo perímetro do prédio e implantação de guarita, para segurança da área externa do fórum.

Comarca

Tramitam em Trindade cerca de 30 mil processos, oriundos da sede da comarca e do distrito judiciário de Campestre. De porte intermediário, atuam na comarca os juízes Eder Jorge, Karine Unes Spinelli, Luciana Ferreira dos Santos Abrão, Fernando Ribeiro de Oliveira e Luciana Silveira.

Homenagens

Durante a solenidade, o presidente do TJGO foi homenageado pelo diretor do Foro, magistrados e servidores da comarca de Trindade, pelo prefeito Jânio Darrot e pela OAB local. A ministra Laurita Vaz também recebeu homenagem do prefeito.

Entre as várias autoridades presentes estavam Ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Itamar de Lima; os desembargadores Norival Santomé e Avelirdes Almeida Pinheiro de Lemos; juízes auxiliares da presidência do TJGO, juízes auxiliares da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás; diretores de área do TJGO; autoridades do Judiciário; autoridades estadual e local. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos