Uma missa em ação de graça, realizada nesta quinta-feira (31), deu início à programação da cerimônia de posse dos novos presidente e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargadores Walter Carlos Lemes e Nicomedes Domingos Borges, respectivamente, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Kisleu Dias Maciel, marcada para esta sexta-feira (1º). O ato religioso, realizado às 10 horas, no auditório do Tribunal, no Setor Oeste, em Goiânia, contou com as presenças do presidente do TJGO, desembargador Gilberto Marques Filho; do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; do presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Wilton Müller Salomão. O ato litúrgico mobilizou também membros e servidores do Judiciário goiano, familiares e amigos dos empossandos.

A celebração religiosa foi conduzida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. Ele pediu as bênçãos de Deus para que a gestão do desembargador Walter Carlos Lemes (biênio 2019/2021) seja iluminada e que ele ajude o novo presidente do TJGO a ser perseverante em sua missão, agora e por toda a sua vida.“À luz da fé cristã, sabemos que esse não é apenas um cargo, dentro de uma carreira institucional”, observou o sacerdote, ressaltando que servir à Justiça é uma graça de Deus.

Para arcebispo, “tornar-se servo da Justiça” é uma graça que os filhos da luz recebem de Deus, para iluminar o bem comum, para assegurar a ordem justa e para garantir a paz social. "É uma missão reservada às pessoas íntegras, que dedicam as suas vidas não para a competição com os demais poderes da República ou para interesses e privilégios corporativos, que eventualmente possam se enraizar na Instituição, é uma missão confiada aos que colocam a Justiça aos serviços da sociedade, para o bem do povo, o desenvolvimento harmoniosos da nação, a defesa da vida e a paz no mundo”. Finalizando a homilia, Dom Washington ressaltou que “o modo como julgarmos, também será o modo como seremos julgados”.

A missa solene teve a participação do padre Cristiano Faria, da Paróquia São Miguel, do Setor Pedro Ludovico, e dos diáconos Fernando Valadão e Delintro Belo de Almeida Filho, recém-empossado desembargador do TJGO. Ajudaram na liturgia o juiz auxiliar da Presidência Romério do Carmo Cardoso e a servidora do TJGO Marina Valadão, que é também membro da União dos Juristas Católicos, da Arquidiocese de Goiânia.

Os cânticos foram entoados por Leonice Ângela, coordenadora do Canto Litúrgico, também da Arquidiocese de Goiânia, e do Coral Arquidiocesano Santa Cecília; e Siro Pontes, regente do Coral Santíssima Trindade do Santuário Basílico de Trindade e do Coral do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Matriz de Campinas). Ronaldo Caiado e sua esposa Gracinha ficaram responsáveis pela oração universal, enquanto o servidor da Justiça Rainderson Sôffa, pela animação litúrgica. (Texto:Lílian de França/Fotos:Aline Caetano e Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)