26-OrizonaO juiz Ricardo de Guimarães e Souza, diretor do Foro da comarca de Orizona, informou o término, na quarta-feira (25), da ampliação da Unidade Prisional local. O prédio agora contará com mais 42 vagas e oficina de trabalho. A obra foi realizada pelo Conselho da Comunidade do município e será inaugurada no dia 9 de novembro, às 9 horas, após a instalação das câmaras de segurança.

26-Orizona2O novo espaço construído se destina aos reeducandos dos regimes aberto, que se recolherão apenas aos finais de semana e feriados, e semiaberto, que se recolherão todos os dias, inclusive, finais de semana e feriado. Foram construídos 256,76 metros quadrados. No local, há recepção – onde será realizada a vistoria dos objetos –, dois banheiros para os visitantes, uma ala feminina com 14 leitos, duas alas masculinas também com 14 leitos cada uma, e ainda uma oficina de trabalho com aproximadamente 100 metros quadrados.

O magistrado fez questão de ressaltar que a construção e ampliação, bem como manutenção, do sistema prisional é uma responsabilidade do Poder Executivo. “Tudo é feito via Conselho da Comunidade de Orizona, que hoje é presidido pelo advogado Flávio Mesquita. O Conselho tem a supervisão e orientação do magistrado e do promotor de Justiça. Nesta etapa, não houve colaboração de outras entidades ou pessoas físicas, mas tão somente de recursos originários de transações judiciais”, frisou.

26-Orizona3Ricardo Souza destacou que há um trabalho conjunto entre o magistrado, o promotor de Justiça e os membros do Conselho da Comunidade. “Dialogamos sempre sobre as necessidades e as possibilidades do Conselho frente a execução penal. Posso dizer que o Judiciário tem a iniciativa, mas o desenvolvimento, a execução e a conclusão são de todo o corpo acima definido”, salientou.

De acordo com o juiz, para os reeducandos, o presente trabalho devolve a dignidade no cumprimento da pena. Já para a sociedade, ele traz a certeza de que a retribuição estatal aos ilícitos penais está a altura e a contento. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: arquivo pessoal – Centro de Comunicação Social do TJGO)