iStock-639011742A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) divulgou, na segunda-feira (5), relatório referente ao primeiro trimestre da gestão do ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargador Itamar de Lima. Com o objetivo de tornar a comunicação ainda mais efetiva com o público interno e externo, o canal de comunicação atua na mediação da sociedade com o TJGO, além de ser indicador de pontos fortes e fracos da instituição.

É por meio desse espaço que o cidadão pode manifestar críticas, fazer denúncias, tecer elogios, dar sugestões e receber informações quanto aos serviços prestados. O departamento analisa as manifestações em relação ao atendimento prestado no Judiciário, incluindo o respaldo de estatísticas que possibilitam indicar melhorias em setores específicos, e oferece resposta às demandas.

No período entre 1º de fevereiro e 30 de abril, foram registrados 1.162 atendimentos. Desse total, 18 foram solicitações com base na Lei nº 12.527/2011, que dispõe sobre o Acesso à Informação; 16 sugestões à Administração do TJGO e 45 elogios a servidores. 56,19% dos usuários demonstraram estar totalmente satisfeitos, 22,86% insatisfeitos; 4,76 % não responderam. De 82,79% das reclamações recebidas, 95,35% foram classificadas como procedentes solucionadas e 4,65 procedentes não solucionadas.

O ouvidor-geral, desembargador Itamar de Lima, salientou que “por mais que tenha uma demanda crescente, o mais importante é que o percentual de resolução dessas reclamações caia cada vez mais, o que significa que a instituição esta correspondendo à expectativa do cidadão, além de prestar o melhor serviço possível ao jurisdicionado”. O magistrado também ressaltou o papel fundamental dos servidores que compõem o órgão, pois, segundo ele, sem essa equipe a Ouvidoria não funcionaria. (Texto: Weber Witt - estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)