IMAGMA presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar e de Execução Penal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, participou, na manhã desta quarta-feira (29), de uma reunião para tratar sobre a distribuição de cartilha educativa em escolas públicas do Estado de Goiás.

 

Participaram do encontro representantes da Superintendência Executiva da Mulher e da Igualdade Racial, de Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás e Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

O projeto

Intitulado como Gênero e Direitos Humanos vão à Escola, o projeto tem por objetivo orientar as escolas a promoverem a educação sobre gênero e Direitos Humanos, assim como estimular a mudança de atitudes e comportamentos a respeito do aumento da violência doméstica contra a mulher, preconceitos e discriminações relativas a garantia dos Direitos Humanos. E também buscar a igualdade entre mulheres e homens, difundir a lei Maria da Penha, além de incentivar alunos do oitavo e nono anos, e do ensino médio, a buscarem informações com o intuito de tomarem posições éticas e autônomas.

Serão realizadas capacitações com os professores para a aplicação efetiva da cartilha nas escolas, que inicialmente será implantada em Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Itumbiara, Porangatu, Jataí, Trindade, Alto Paraíso e Senador Canedo. O treinamento tem previsão para iniciar já no segundo semestre deste ano.

Iniciativa

Idealizado pela Secretaria Cidadã em parceria com a Secretaria Estadual da Educação e com a Comissão da Mulher Advogada, o projeto surgiu a partir da observação de um contexto escolar, que, de forma recorrente, reprimia educadores que incitavam discussões sobre gênero e Direitos Humanos. A inclusão desses temas na formação do aluno visa minimizar os índices de violências, a proteção da criança e do adolescente e a garantia de outros direitos através da educação.

São parceiros do projeto, a representante da Ordem dos Advogados do Brasil Manoela Gonçalves e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conir). Participaram da reunião as representantes da superintendência da Mulher e Igualdade Racial Tânia Castro, Thais Vaz e Gláucia Teodoro, do Tribunal de Justiça, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, assessora da Secretaria Daniela Rezende, superintendente de Direitos Humanos Onaide Santillo, professora da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) Sílvia  de Freitas Alves.(Texto: Weber Witt – estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)