O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, visitou, na manhã desta quinta-feira (23), o terreno onde será construído o prédio do terceiro fórum de Aparecida de Goiânia. A cidade é de médio porte e está entre as que mais crescem no País. A estimativa é que atualmente o município tenha uma população de 600 mil habitantes.

O crescimento populacional também reflete no Poder Judiciário. Atualmente, tramitam na comarca de Aparecida de Goiânia cerca de 125.368 mil processos. “Temos que acompanhar o crescimento da cidade. Com o novo fórum, estamos antecipando um problema que poderá ocorrer devido ao aumento da população. Logicamente, com esse crescimento diário, amanhã poderemos ter novas necessidades, mas estamos procurando antecipar”, salientou Gilberto Marques, ao lembrar que a cidade conta com dois fóruns – na região Central e outro no setor Garavelo.

Considerado uma área nobre, o local do novo Fórum de Aparecida fica no Jardim Maria Inês, próximo à Avenida Rio Verde, divisa com a capital, o que beneficiará toda a região. A área de cerca de 5,5 mil metros quadrados foi doada pela prefeitura em 2014. A obra ainda não foi iniciada, mas o que deve acontecer após reunião com os magistrados locais, que definirão as principais demandas da comarca, com departamento de obras e de todos os envolvidos. “Não estamos fazendo favor para Aparecida de Goiânia, o Judiciário local e aos jurisdicionados fazem por merecer. Fiz questão de vir conhecer a área muito bem localizada que fica a sete quilômetros e meio do Tribunal de Justiça e coincidentemente também do Fórum do Centro e do Fórum do Garavelo”, afirmou.

O diretor do Foro de Aparecida de Goiânia, juiz Roberto Bueno Olinto Neto, lembrou que já se reuniu com a equipe de obras do TJGO, ficando inicialmente pré-definido um projeto com 12 varas para atender a demanda futura da comarca. “Um outro fórum contribuirá com o bom atendimento da região. O TJGO está acompanhando o crescimento de Aparecida”, enfatizou.

O prefeito Gustavo Mendanha falou da importância da colaboração entre o Executivo e Judiciário. Segundo ele, a atenção que o Tribunal de Justiça está dando à cidade de Aparecida de Goiânia é a demonstração de como se faz Justiça. “É um com imenso prazer que recebemos o presidente Gilberto Marques Filho acompanhado de sua comitiva e dos magistrados da cidade. Isso deixa claro que a população de Aparecida está muito bem atendida”, ressaltou. O ex-prefeito Maguito Vilela também esteve  no local e destacou que o fórum será fundamental e a cidade “ficará bem servida”. Maguito Vilela lembrou que em dezembro de 2014, ele e o ex-presidente do TJGO, desembargador Ney Teles de Paula assinaram a escritura do terreno.

Também acompanharam a visita, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes; desembargador Ney Teles de Paula; o ouvidor do TJGO, desembargador Itamar de Lima – que também ficou responsável para acompanhar o andamento da futura obra -; as juízas de Aparecida de Goiânia, Vanesa Estrela e Stefane Fiúza Cançado Machado; secretário-geral da Presidência do TJGO, Fernando Sousa Chaves; diretor de Obas do TJGO, Luiz Cláudio Dias Ferreira.

Visita prefeitura
Após a visita, o desembargador-presidente foi até a Prefeitura de Aparecida de Goiânia onde foi recebido por alguns secretários municipais. O desembargador Gilberto Marques estava acompanhado de sua comitiva. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)
Veja a galeria de fotos