O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, entregou, nesta quinta-feira (15), para o diretor do Centro de Saúde, Ricardo Paes Sandre, a chave de uma ambulância de Suporte Avançado – UTI Móvel. A unidade oferece todo o suporte necessário para dar assistência emergencial aos magistrados e servidores de Poder Judiciário goiano.

A aquisição do veículo atende a Resolução n° 207, de 15 de outubro de 2015, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. A Unidade de Suporte Avançado (USA) possui monitor cardíaco desfibrilador multiparâmetro, respirador mecânico, prancha para suporte de trauma, maca articulada, entre outros equipamentos necessários em caso de emergência.

De acordo com Leobino Chaves, é dever e obrigação melhorar a saúde. Segundo ele, o próprio CNJ determina isso e a resolução impõe aos Tribunais que implementem programas de melhoramento no sistema de saúde. "Essa foi a razão e por sugestão do nosso Departamento Médico que adquirimos este veículo que tem a finalidade de prestar socorro não só aos que trabalham aqui, nos fóruns cível e criminal, mas também aos servidores do Judiciário de uma forma geral”, salientou. O desembargador-presidente afirmou que é com “muito prazer e satisfação” que o TJGO cumpre mais uma etapa de sua gestão ao atender a solicitação do chefe do setor, o médico Ricardo Paes.

Já o diretor do Centro de Saúde afirmou que a intenção do serviço não é menor que a do CNJ. “Nós queremos servir com qualidade em todas as etapas da assistência e urgência. Obrigado ao presidente Leobino pelo apoio e sensibilidade, que têm sido muito importante para o serviço de saúde”, agradeceu, ao receber a chave das mãos do presidente. 

“Quero agradecer ao presidente, ao diretor-geral do TJGO, Senius Larcerda Bastos, e ao médico Ricardo Paes pelo empenho. Vamos atrás e somos atendidos, não só por esta moderna UTI Móvel, mas também por outras questões referentes à saúde. Ter uma unidade móvel desta a nossa disposição é uma grande vitória”, frisou a integrante do Comitê Gestor Local de Atenção Integral à Saúde no Âmbito do Poder Judiciário de Goiás, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis. 

O juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), Jerônimo Pedro Villas Boas, ressaltou que a atual administração do Poder Judiciário, tanto o TJGO quanto a CGJGO, foi profícua. Segundo ele, a aquisição da ambulância, entre outras realizações que foram feitas, entrarão para a história do Judiciário goiano. “Nesse momento difícil que estamos vivendo a política de valorização dos magistrados e servidores engloba várias frentes, como por exemplo, segurança, saúde, transporte, comissões de trabalhos, prédios melhores estruturados, entre outros. Todo esse conjunto de medidas que vem sendo tomadas pela administração tentando melhorar as condições de trabalho fazem parte desse esboço de valorização dos servidores e dos magistrados”, salientou.

Também participaram da entrega da UTI Móvel, o desembargador Gilberto Marques Filho, corregedor-geral da Justiça de Goiás e presidente eleito do TJGO para o biênio 2017/2019; diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos; juiz auxiliar da CGJGO, Ronnie Paes Sandre; Virgínia Liberato de Sousa, diretora da Divisão de Transporte do TJGO; o médico Luciano Roberto Afonso e o motorista socorrista, Ronaldo Alves Dourado. Além de servidores. 

Centro Médico
Segundo o diretor do Centro de Saúde, Ricardo Paes, antes o atendimento no local era somente ambulatorial, ou seja, consultas agendadas e pré-agendadas. Desde que assumiu a gestão da unidade, o atendimento passou a ser mais amplo. “Saímos de um perfil de ambulatório para atender outros procedimentos. Quem chega ao Centro Médico, nos atendemos desde que seja magistrado, servidor e dependente. Porém, em situações emergenciais abrimos exceções aos jurisdicionados que passam pelas nossas unidades judiciárias, porque temos por obrigação prestar socorro”, pontuou.

Além disso, Ricardo Paes viu a necessidade de o TJGO ter uma UTI Móvel em razão do grande número de servidores. “Aproveitei também a minha experiência de seis anos como diretor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e entendi que o Tribunal precisava deste serviço próprio”, frisou ao lembrar que nos Fóruns Cível e Criminal há também salas de emergência. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos