Um total de 2.330 sentenças foram proferidas durante a realização do Mutirão dos Juizados Especiais Cíveis da comarca de Goiânia, no período entre 26 de outubro e 21 de novembro. A ação é resultado de uma parceria entre a Diretoria do Foro da capital e a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) e teve a colaboração de 46 juízes substitutos, empossados recentemente. 

Idealizador do mutirão, o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias (foto), avaliou como positiva a atuação dos 46 juízes substitutos. “Foi muito importante a atuação dos novos juízes, pois tiveram a oportunidade de proferirem suas primeiras sentenças e, com isso, contribuíram para dar vazão à grande parte dos processos dos Juizados Especiais Cíveis da comarca de Goiânia que aguardavam sentença de mérito”, informou o magistrado.

O vice-presidente da Ejug, juiz Marcus da Costa Ferreira (foto abaixo), elogiou a iniciativa e comemorou o resultado. “O resultado desse mutirão demonstra a capacidade de trabalho e a sensibilidade social dos juízes substitutos. E o Judiciário deve dispor de iniciativas criativas como essa para resolver o crescente aumento da demanda por parte da sociedade”, sugeriu. Ele também informou que o mutirão faz parte do curso de formação dos juízes substitutos. “E os novos juízes estão sendo avaliados por essa atividade, que é uma etapa do curso de formação inicial”, anunciou.

Tanto o diretor do Foro quanto o vice-presidente da Ejug ressaltaram a boa produtividade dos juízes substitutos, num período de menos de um mês, quando a média ultrapassou 50 sentenças proferidas por cada juiz, distribuídos nas dez unidades judiciárias. Em ofício, Wilson Dias agradeceu a parceria com a Ejug. (Texto: Bruno Rocha-Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia)