Pensando em um Natal mais feliz e com conscientização das crianças e adolescentes sobre o que as drogas podem lhes causar, a comarca de Inhumas, por meio do Programa Justiça Terapêutica, promove o evento Natal sem Drogas, com palestras para 400 crianças, nesta segunda-feira (12). O evento será no galpão da Subsecretaria Regional da Educação, localizado na Rua João Jorge Saihum, Vila Lucimar, em Inhumas.

As palestras serão das 7h30 às 11 horas, no período da manhã, e à tarde, das 13h30 às 17 horas, com 200 crianças por turno. Elas serão ministradas por policiais civis e representantes do Ministério Público, além da equipe do programa Justiça Terapêutica. O evento é de cunho preventivo quanto ao uso de drogas e demais entorpecentes químicos, tendo como público-alvo alunos de 9 a 12 anos da rede estadual de ensino.

O Programa Justiça Terapêutica foi implementado na comarca de Inhumas em maio de 2012, pelo juiz Pedro Silva Correia, diretor do Foro local, em parceria com a juíza Adriana Calda Santos, da 1ª Vara Cível e Criminal de execução penal e da infância e da juventude. O Justiça Terapêutica atende adultos presos na comarca, bem como menores de 18 anos que cometem atos infracionais nas cidades de Inhumas e Damolândia. Apenas este semestre, o programa já atendeu 47 menores beneficiários em tratamento.

Uma das atividades realizadas pelo programa são as de reuniões com líderes religiosos e pessoas influentes da cidade, denominados Anjos do Judiciário. Essas pessoas, depois de orientadas pelos integrantes do Justiça Terapêutica, levam os ensinamentos para as pessoas onde elas atuam para as conscientizar sobre as consequências do uso das drogas. (Texto: João Messias - Estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)