O poeta e desembargador Itaney Francisco Campos (foto) ocupará a cadeira nº 37 da Academia Goiana de Letras. A solenidade de posse será nesta quinta-feira (24), às 17 horas, no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A cadeira a ser ocupada pelo desembargador pertencia ao dicionarista Mário Ribeiro Martins e tem como patrono o contista Crispiniano Tavares.

Itaney é natural de Uruaçu, cidade a 280 quilômetros da capital, onde fez o ensino fundamental. Depois, mudou-se para Goiânia para concluir o ensino médio. O magistrado graduou-se em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) em 1974, exerceu advocacia na região de Uruaçu e também atuou como professor de redação, expressão e inglês na cidade.

O magistrado escreveu as obras intituladas Notícias Históricas de Campinas, Orações no Templo da Justiça e Inventário do Abstrato, esta última de poesia, todas publicadas pela Secretaria de Cultura de Goiânia. Ele também participou das coletâneas de poesia, Verbo Interior e Thêmis Translúcida, publicadas pela Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego).

Itaney Francisco é membro da Academia Goiana de Direito (ACAD), da União Brasileira de Escritores-Seção Goiás (UBE-GO) e conselheiro da Asmego. Atualmente o desembargador está integrado na 1ª Câmara Cível do TJGO. (Texto: João Messias - Estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)