A ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu nesta segunda-feira (21) o Colar do Mérito Judiciário em sessão solene, realizada no Plenário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). A comenda foi outorgada pelo presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves.

Nascida em Anicuns e criada em Trindade, Laurita Vaz agradeceu a homenagem, que é a mais alta honraria oferecida pelo Poder Judiciário goiano. “Ser agraciada com o Colar do Mérito enche-me de especial orgulho, porque o gesto parte do egrégio Tribunal de Justiça do meu Estado, onde nasci, cresci, estudei e trabalhei”.

Na solenidade, o presidente do TJGO destacou que a ministra é a primeira mulher a assumir a presidência do STJ e foi a primeira procuradora de Justiça a integrar o quadro de ministros do referido órgão. “(A homenagem) faz jus, acima de tudo, à magnitude de sua brilhante carreira na magistratura, além de representar o reconhecimento do Judiciário goiano ao seu desempenho como ministra”.

Ainda em discurso, o desembargador Leobino Valente Chaves frisou que Laurita Vaz tem pensamento moderno “e defende a necessidade de instituir filtros procedimentais para as questões a serem deduzidas nos recursos para o STJ”, além de ser “moderada e cautelosa e primar por acompanhar a jurisprudência”, ao entender a necessidade da fundamentação para a segurança processual.

Várias autoridades acompanharam a cerimônia, entre elas, o governador do Estado, Marconi Perillo. “Para nós, goianos, é uma honra ter uma conterrânea de destaque, como Laurita Vaz, uma mulher de princípios e valores corretos. A homenagem é uma retribuição ao que ela representa”, disse.

Participaram também da solenidade o corregedor-geral de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho; o vice-presidente do TJGO, desembargador João Waldeck Félix de Sousa; os ministros do STJ Og Fernandes e Herman Benjamin, o ministro aposentado do STJ Castro Filho, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Delaíde Arantes; o procurador-geral de Justiça, Lauro Machado; o vice-governador do Estado, José Éliton Figueredo Júnior; o prefeito de Trindade, Jânio Darrot; o arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz; o diretor do foro de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Goiás, Lúcio Flávio Paiva; o presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), Wilton Müller Salomão; o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), desembargador federal Hilton Queiroz; o presidente do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, desembargador Pedro Bittencourt Marcondes, entre outras autoridades.

Novo Fórum Cível

Após a condecoração, as autoridades foram ao novo Fórum Cível, para conhecer as instalações do prédio, inaugurado em 26 de setembro deste ano. A comitiva conheceu a 3ª Vara Cível e a 15ª Vara Cível e Ambiental – unidades judiciárias totalmente digitalizadas e com entrada de novos processos eletrônicos – a diretoria do Foro e o Núcleo de Atermação dos Juizados.

“Para nós, a obra é motivo de orgulho, pela estrutura e pela capacidade, em atender bem os juízes, servidores e jurisdicionados. Temos a satisfação de apresentar o prédio, que, ainda faz parte do cumprimento de metas desta gestão”, afirmou o desembargador Leobino Chaves. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Aline Caetano e  Wagner Soares - Centro de Comunicação Social)


Veja a galeria de fotos