Servidores da 7ª Região Judiciária, formada por oito comarcas, participaram, nesta sexta-feira (18), em Luziânia, do Programa Estratégia em Ação. Foram apresentadas palestras e ministrado workshop sobre Gestão e Planejamento. Este é o nono evento, de uma série de dez, programados para 2016 pela Secretaria de Gestão Estratégia (SGE) e Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), visando disseminar a estratégia do Judiciário goiano no Estado, buscando o envolvimento de todos os integrantes deste Poder na execução da estratégia definida para 2015/2020.

A apresentação do evento, que está sendo realizado durante todo o dia, foi feita pelo secretário de Gestão Estratégica, Luís Maurício Bessa Scartezini (foto à esquerda), e pela diretora de Planejamento da SGE, Eunice Machado Nogueira. Os participantes conheceram as metas propostas sobre Gestão Estratégica e Planos Estratégico 2015/2020 e de Gestão 2015/2017, com a exposição dos programas, projetos e ações desenvolvidas pelo TJGO, apontando a importância de todos na gestão e execução da estratégia. Em um segundo momento, no turno vespertino, foi ministrado minicurso sobre o tema Como Aplicar Ferramentas de Gestão para Melhorar meu Trabalho.

Luís Scartezini ressaltou a importância do evento, “que busca levar aos servidores de todas as comarcas goianas um pouco sobre o que é gestão estrática e a importância que todos têm para o bom funcionamento do Poder Judiciário como um todo”. Segundo ele, os encontros foram “bastante positivos, vez que já alcançamos quase todas as comarcas do Estado”. Luís Scartezini disse ter relatos que mostram que muitos não sabiam de onde vinham as metas de gestão, de como surgiram. “Agora eles já começam a ter noção de todo o trabalho feito anteriormente até que seja lançada uma meta, um desafio para a comarca”, pontuou.

Para Scartezini, a primeira novidade com estes encontros foi o deslocamento da Gestão Estratégica ao interior do Estado, com o foco de capacitação. E, a segunda, o assunto que é tratado, ou seja, o porquê de se trabalhar de forma estratégica. “Neste encontros conseguimos oferecer uma capacitação, um minicurso em que ensinamos algumas ferramentas básicas de gestão que eles podem aplicar no dia a dia e ter um melhor desempenho, um melhor resultado no trabalho”, ressaltou.

Luís Scartezini observou que o Projeto Estratégia em Ação foi concebido na atual administração do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), mas nada impede que ele tenha continuidade na próxima gestão, “vez que o campo de atuação que nós temos ainda é muito de poder voltar ao interior para tratar de outros assuntos relevantes”.

Eunice Machado explicou que, ao final de cada encontro, é feita uma pesquisa de avaliação para ver o grau de satisfação dos servidores. "A pesquisa busca melhorar o conteúdo para o próximo encontro”, arrematou Scartezini. Conforme observou, em todos os encontros, o grau de satisfação foi acima de 90%, “extremamente alto para qualquer tipo de capacitação e isto mostra que o projeto está sendo recebido muito bem”.

O escrevente Júlio Cézar de Souza Vieira, da comarca de Novo Gama, disse que ficou surpreendido com o encontro, pois não tinha conhecimento dos projetos do TJGO e que é necessário repassar informações aos servidores presencialmente. “Encontros assim têm de acontecer para fortalecer mais estes pontos estratégicos e, ao mesmo, para nós, servidores, para que possamos estar mais inseridos em todos eles” .

Mesmo entendimento foi compartilhado pela assistente jurídica Carla Machado de Souza, da comarca de Cristalina. “É um curso interessante e vai influenciar muito no resultado dos serviços prestados pelas comarcas”. Afirmou que tinha conhecimento das metas propostas pelo TJGO e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas de forma superficial e não como estão sendo apresentadas neste encontro. Carla observou, ainda, que seria interessante que as comarcas solicitassem visitas individuais da SGE para que implementem, também em suas unidades, práticas que deram resultados em outras localidades.

Estes encontros, voltados para magistrados e servidores, foram iniciados em março de 2016, pela 2ª Região Judiciária, composta por 20 comarcas e terminará em 2 de dezembro, com a 8ª Região, que engloba as comarcas de Aruanã, Goiás, Itaberaí, Itapirapuã, Itapuranga, Itaguaru, Itauçu, Jussara, Mossâmedes, Mozarlândia, Nova Crixás, Sanclerlândia, Taquaral de Goiás e Uruana.

Estão participando do evento em Luziânia, as juízas Flávia Nagato (diretora do Foro local) e Alice Teles de Oliveira (titular da 2ª Vara Criminal), bem como servidores desta unidade judiciária e das comarcas de Cristalina, Valparaíso de Goiás, Luziânia, Águas Lindas de Goiás e Novo Gama. (Texto: Lílian de França/Foto: Wagner Soares – Centro de de Comunicação Social do TJGO)