O diretor da Unidade Prisional de Águas Lindas de Goiás, Adriano Augusto de Andrade, agradeceu, por meio da Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), o trabalho prestado pela juíza da comarca, Cláudia Silva de Andrade Freitas (foto).

Adriano Augusto ressaltou a implementação do Projeto de Reeducação Básica Reaprendendo a Escrever na unidade prisional, idealizado pela magistrada, em que todos os 155 presos sentenciados estudam no presídio pelo programa Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para que eles estudassem, foram construídas na cadeia duas salas de aula com capacidade para 44 alunos, além de uma biblioteca com acervo de 3,5 mil livros. Os recursos para a obra foram adquiridos junto ao Conselho da Comunidade.

Com o apoio da magistrada também foram construídos mais quatro novas celas, que abrigarão 48 presos. Com isso, a unidade teve sua capacidade aumentada de 54 para 133 internos. O diretor da unidade disse que “a população carcerária se manifesta favoravelmente à juíza, pois ela realiza visitas periódicas e acompanha com afinco as solicitações dos interessados, fazendo oitiva com cada interno a fim de conhecimento de possíveis irregularidades e revindicações de melhorias para o sistema carcerário”, frisou Adriano.

Cláudia Silva é titular da 1ª vara criminal de execuções penais da comarca de Águas Lindas e atua lá desde 2012.  (texto: João Messias - Estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)