O 1º Seminário Sociojurídico – Adolescência Drogadição e Políticas Públicas, realizado na comarca de Rio Verde, entre os dias 8 e 9 de novembro, teve várias apresentações culturais, entre elas hip-hop e fanfarra, apresentadas por adolescentes da cidade. Participaram do evento, usuários atendidos pela rede municipal de saúde mental, estudantes de direito, advogados e juízes. Além de profissionais que atuam em diversas áreas das políticas públicas nas cidades de Jataí, Quirinópolis, São Simão, Santo Antônio da Barra, Santa Helena e Mineiros.

Os organizadores ressaltaram que o evento fortaleceu a importância e a necessidade do Judiciário Goiano e a Rede Intersetorial para que trabalhem de forma articulada, com ênfase no diálogo entre os profissionais que atuam nas diversas expressões da questão social.

Da solenidade, participaram o diretor do Foro de Rio Verde e o titular do Juizado da Infância e da Juventude da comarca, Wagner Gomes Pereira (foto à cima); o promotor de justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) em Rio Verde, Alberto Caxuba Júnior, o promotor de Justiça de Goiânia, Haroldo Caetano Silva; o antropólogo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Viana Vargas; a psicóloga e militante da Frente Mineira sobre Drogas e Direitos Humanos (FMDDH) e do Fórum Mineiro de Saúde Mental, Soraia Marcos Ângelo, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Wagner Gomes salientou que o uso abusivo de drogas lícitas ou ilícitas acarreta graves problemas sociais e de saúde pública ao usuário e a quem convive com ele. E que “lidar com essa problemática exige que se compreenda a adolescência, enquanto fase de transição, um período crítico, com descobertas significativas para a formação da personalidade até a fase adulta”, ponderou o magistrado.

O evento foi organizado pela equipe interprofissional forense da 5ª Região e do Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Rio Verde. O objetivo foi promover uma reflexão sobre os fundamentos das práxis nas políticas públicas, cujo alvo é o adolescente envolvido com o uso abusivo de substâncias psicoativas. (Texto: João Messias - Estagiário do Centro de Comunicação Social do TJGO)