O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), juiz Paulo César Alves das Neves, ministrou palesta nesta quinta-feira (10), no 4º Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), realizado no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em Cuiabá (MT). O magistrado abordou o tema Planejamento Estratégico para as Ações do Nupemec, apresentando proposta para a criação do referido documento para guiar as ações dos próximos Fóruns.

Paulo César abriu a palestra explicando ao público o que é gestão de estratégia e qual a utilidade da mesma. Lembrou ainda que o planejamento estratégico é empregado pelas organizações para sair do lugar onde está com a finalidade de chegar a um lugar melhor, almejado para o futuro.

“Existem cinco tipos diferentes de instituições: aquelas que fazem as coisas acontecerem; as que acham que fazem as coisas acontecerem; as que observam as coisas acontecerem; as que surpreendem quando as coisas acontecem e que ainda aquelas não sabem o que aconteceu. Queremos que o Fonamec esteja sempre na categoria daquelas que fazem as coisas acontecerem”.

Ele ressaltou ainda que para ficar neste patamar é necessário planejar. “O planejamento é necessário para alinhar a expectativa de curto, médio e longo prazo; tomar decisões mais racionais; antecipar os problemas; ofertar serviços que atendam às necessidades das partes interessadas; para aprimorar pensamentos estratégicos em todos os níveis de trabalho e, principalmente, efeitos positivos”.

Neves aproveitou a ocasião para apresentar a proposta de elaboração de um Plano de Gestão para o Fonamec, alinhado com a estratégia nacional do Poder Judiciário. Esta atividade deve ser realizada em 90 dias, para que no início do próximo ano já esteja bem adiantado.

Para efetivar esta proposta, ele elencou uma série de ações a serem tomadas, dentre elas, definir equipes de trabalho para elaboração; identificação das partes interessadas no planejamento; coleta preliminar de informações; consolidação de informações e análise de cenário.

A proposta deverá ser discutida durante a plenária que será realizada na sexta-feira (11). (Texto: Arianne Lopes, com informações do site do TJMT / Fotos: Otmar de Oliveira, do TJMT – Centro de Comunicação Social do TJGO)