Alto Paraíso recebe até sexta-feira (11) o Programa Justiça Ativa, com objetivo de adiantar a pauta de processos da comarca. Durante o evento, serão instruídos 416 processos, divididos em 6 bancas, sob coordenação de magistrados designados, especialmente, para atuar na iniciativa. Os trabalhos foram abertos nesta terça-feira (8), no auditório do Tribunal do Júri. 

Localizada na região da Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso tem cerca de 4 mil habitantes e 5 mil processos numa Vara única, abrangendo os distritos de São Jorge e São João da Aliança. A comarca representa um dos focos do programa, em sua nova fase pós reestruturação: anteriormente, sem juiz titular, uma análise complexa da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), apontou que o Justiça Ativa poderia ajudar a resolver pendências.

Empossada no concurso mais recente, a juíza substituta Ana Tereza Waldemar da Silva (foto à direita) começou sua atuação na comarca na última segunda-feira (7). A magistrada, inclusive, respondeu por uma das bancas do evento e elogiou a iniciativa, que, em sua opinião, “deixaria bons frutos no fórum da comarca”.

O juiz-coordenador do Justiça Ativa, Éverton Pereira Santos, endossou a participação conjunta dos magistrados, representantes do órgão ministerial e advogados para o sucesso do evento. “Os processos selecionados para o evento estão prontos para serem resolvidos, acreditamos que a entrega, ao fim do programa será superior a 60%, além dos atos de auxílio na comarca”.

Representando o Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), a promotora de Justiça Paula Moraes de Matos, titular de Campos Belos, agradeceu os juízes e os demais colegas de profissão “que deixaram, momentaneamente, seus postos de trabalho em suas comarcas de origem, para trabalhar intensamente no Justiça Ativa”.
A celeridade na prestação jurisdicional foi elogiada por Vito Simon, delegado da subseção de Alto Paraíso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Acredito que o Justiça Ativa ajude a alavancar os processos da comarca, além da grande ajuda dada pelo juiz respondente Thiago Cruvinel Santos”.

Participações

Participam também os juízes Andrey Máximo Formiga, Raquel Rocha Lemos, Fernando Ribeiro dos Santos e Nickerson Pires Ferreira. Do MPGO, atuam, além de Paula Moraes, os promotores de Justiça Asdear Salinas Macias, Camila Silva de Souza, Renata Caroliny Ribeira e Silva, Diego Osório da Silva Cordeiro e Francisco Borges Milanez. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares / Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos