O desembargador Itaney Campos recebeu, em gabinete, na tarde segunda-feira (8), membros da comissão da Academia Goiana de Direito (Acad). Os advogados Tênio do Prado e Marcelo Bareato, ao lado do magistrado entregaram ao presidente da academia, Edemundo Dias, uma coletânea de artigos jurídicos que serão publicados. Ao todo, 13 juristas de várias áreas elaboraram os artigos. Para o presidente da Acad, a publicação conta com "assuntos políticos, com temas contemporâneos e até polêmicos, mas isso é do direito, essa abordagem ajuda a identificar as ideias e debater em prol do mudo jurídico", pontuou.

O livro recebe provisoriamente o título Reflexões sobre a Práxis Jurídica Brasileira, Artigos Acadêmicos Comemorativos do Aniversário da Acad. A comissão visa elaborar e incentivar juristas a fazerem publicações deste tipo. De acordo com o desembargador Itaney Campos, esta "é a realização de um compromisso que a entidade tem coma sociedade". O magistrado ainda acrescentou que é preciso refletir e criticar sobre a realidade jurista do país. Além dos integrantes da comissão, participam da publicação o juiz Aureliano Albuquerque; o professor e juiz aposentado Ari Ferreira de Queiroz; a advogada e juíza aposentada Maria Luíza Póvoa Cruz; o delegado Adriano Sousa; o advogado e professor Flávio Buonaduce Borges; a professora Laudelina Inácio da Silva; o professor e advogado Marcelo di Rezende; o advogado e professor Maurício Alves de Lima; o advogado Ricardo Oliveira de Sousa e o presidente da academia, Edemundo Dias.

A publicação marca os 20 anos de fundação da Academia Goiana de Direito. Atualmente a instituição tem 40 juristas membros que atuam na área de associações cívicas e sociais. O desembargador aposentado Alfredo Abinagem foi o fundador da Acad. A previsão de publicação do livro será na primeira quinzena de dezembro deste ano. (Texto: Geovane Gomes/Foto: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)