julgamentoMais de 140 sessões de julgamento serão realizadas nas comarcas de Goiás durante o Mês Nacional do Júri, que acontecerá em todo o País em novembro. “Este mês está sendo dedicado ao Tribunal do Júri. Estamos muito otimistas com essa iniciativa e temos a expectativa de realizarmos todos os júris designados até o fim do mês. Queremos dar uma resposta satisfatória e célere para a sociedade como um todo”, pontua o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás, Ronnie Paes Sandre.


O Mês Nacional do Júri é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em conjunto com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério da Justiça (MJ). Está acontecendo em todas as comarcas do País, conforme deliberação do CNJ com todos os Tribunais de Justiça, que estão atuando em parceria com os promotores, defensores públicos e advogados.

Além do julgamento das ações penais relacionadas a crimes dolosos (cometidos com intenção) contra a vida distribuídos até o fim de 2009, o Mês Nacional do Júri atenderá, por intermédio da Recomendação nº 35, de 6 de setembro de 2016, do CNJ, processos oriundos de violência doméstica, praticados por policiais no exercício ou não da função e ações de confronto ocorridos nos arredores ou dentro de bares ou de casas noturnas.

No ano passado, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) ficou em primeiro lugar na realização de julgamentos na Segunda Semana Nacional do Júri, com 318 júris efetuados, conforme balanço divulgado pelo CNJ. (Texto: Jéssica Fernandes – da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)