Parte da história de Goiânia foi organizada e agora integra o Projeto Linhas, realizado pelo Cartório de Registro de Imóveis da 1ª Circunscrição de Goiânia, sediado no Jardim América. Nesta sexta-feira (28), os integrantes da Comissão Cultural do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargadores Itaney Campos (presidente) e Luiz Cláudio Veiga Braga, juntamente com o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, conheceram de perto a primeira fase do projeto de resgate histórico, a Exposição Memória e Prática: O Espaço do Registro de Imóveis, na sede daquela serventia.

Os dois desembargadores e o diretor do Foro, acompanhados pelo assessor cultural do TJGO, escritor Gabriel Nascente, foram recebidos pelo cartorário Igor França Guedes e seu substituto Guerreiro Arcos de Melo. Na oportunidade, conheceram a exposição fotográfica que representa a primeira fase do Projeto Linhas. A exposição, que será itinerante, mostra a evolução da atividade registral e a maneira pela qual os documentos arquivados se convertem em elementos constitutivos de memória. De acordo com Igor França Guedes, o cartório detém vários arquivos históricos da capital goiana. “Nosso arquivo representa um centro de memória da gênese e do crescimento de Goiânia, sob o ponto de vista imobiliário”, informou Igor. Ainda conforme ele, o primeiro registro de imóvel na sua serventia aconteceu no dia 11 de novembro de 1948.

Além de ressaltar a organização cartorária, o desembargador Itaney Campos elogiou a preservação dos documentos e livros do cartório, como também a preocupação dos cartorários em preservar a memória de Goiânia e levá-la à sociedade. “Goiânia ganha com isso. Aqui, eles estão preocupados tanto com a tradição histórica, quanto com a modernização e inovação do serviço cartorário,” afirmou o desembargador, que durante a visita ainda sugeriu uma parceria com o TJGO.

Para o juiz Wilson da Silva Dias, “essa preocupação de resgate histórico e cultural é mais um exemplo das melhorias visíveis do serviço cartorário da comarca de Goiânia, proporcionada pelos cartorários e tabeliães que assumiram em virtude do último concurso público”. Dias lembra das inovações e melhorias que aconteceram ultimamente no serviço cartorário da capital nas áreas de tecnologia, treinamento de pessoal, infraestrutura e gestão. O magistrado ainda informou que a Diretoria do Foro pretende levar a exposição itinerante para o saguão do novo Fórum Cível, no Parque Lozandes. (Texto: Bruno Rocha/Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia - Fotos: Aline Caetano / Centro de Comunicação Social)

 

Veja a galeria de fotos: