O diretor-geral do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Stenius Lacerda Bastos (foto), abriu oficialmente na manhã desta quarta-feira (19), o evento Organiza: Discutindo Boas Práticas de Gestão Administrativa no Âmbito do Poder Judiciário. Esta iniciativa busca estruturar as práticas de trabalho na área administrativa do Judiciário goiano, no esforço de implementar maior clareza e transparência, por meio de definição de fluxos de tramitação para adquirir maior efetividade, agilidade, segurança e qualidade dos serviços prestados. Neste sentido, o TJGO saiu na frente de muitos outros Tribunais, observou a coordenadora do Assessoramento da Diretoria Geral do TJGO, Leandra Vilela Rodrigues Chaves.

Stenius Lacerda afirmou que iniciativas como esta enchem de alegria o Tribunal de Justiça e espera que estes eventos sejam uma rotina, para que todos possam se capacitar e aprender cada vez mais. “Se temos as melhores técnicas, temos os melhores resultados para atender cada vez melhor a nossa administração e o cidadão que nos procura”, afirmou o diretor-geral, ressaltando que “a alegria de aprender seja uma constante entre nós”.

O encontro, que está sendo realizado no auditório do Fórum Cível, localizado no Parque Lozandes, em parceria com a Escola Judicial do TJGO (Ejug), conta com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Foram programadas para todo o dia seis palestras, com temas voltados à aérea administrativa, observou a coordenadora do Diagnóstico da Ejug, Ana Cristina Marcos Machado Name. Para ela, o evento trará repercussões positivas no contexto administrativo do Judiciário goiano.

A primeira palestra do encontro foi sobre Conta Vinculada na Prática – Operacionalização e Gestão com Base na Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 169, pelo palestrante, analista Diocésio Sant'anna da Silva, do STJ. Em seguida, foi apresentado o tema Compra Direta – O Novo Modelo de Aquisições de Passagens Aéreas no Governo Federal, pelo engenheiro agrônomo, Wolmar Vieira de Aguiar, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Ainda pela manhã, os 97 inscritos participaram da palestra Sistema de Diárias: Revisão de Conceitos, proferida por Leandra Vilela Rodrigues Chaves.

No turno da tarde, os trabalhos terão prosseguimento inciando com a palestra sobre o tema Sustentabilidade no Poder Judiciário: Adoção de Novos Padrões de Consumo e Produção no Âmbito da Justiça Eleitoral. O conteúdo será repassado pelo geógrafo Ganem Amiden Neto, do TSE. A segunda palestra da tarde enfocará o tema Pesquisa de Preços – Como realizar Pesquisa com Base no Entendimento do TCU IN MPOG 5/2014, novamente por Diocésio Sant'anna. O último tema do encontro enfocará Boas Práticas TJGO. Todas as palestras foram seguidas de debates. (Texto: Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos