A Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) designou o juiz Eduardo Pio Mascarenhas, titular da 1ª Vara Criminal da comarca de Goiânia, para, de 18 a 20 de outubro, presidir o Tribunal do Júri na comarca de Iaciara. A iniciativa, tem como objetivo atender a meta da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), de julgar o maior número possível de processos referentes a crimes dolosos contra a vida. Os trabalhos começarão às 9 horas, no Salão do Tribunal do Júri da comarca.

Nesta terça-feira (18), a pauta começa pelo indiciado Robson Alves da Silva, de 26 anos de idade. Conforme a denúncia do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), no dia 9 de setembro de 2013, por volta das 18h10, na Rua França, no Setor Parque das Nações, o lavrador Robson, impelido por motivação fútil e dissimulação, desferiu golpes de faca nos braços e na região abdominal de Sivaldo Alves Montalvão. O MP sustentou que o lavrador, demonstrando falsa amizade com a vítima, a convidou para ingerir bebida alcoólica. Esta teria recusado, dizendo que ia trabalhar. No entanto, quando estava de costas, fora atingido, não vindo a óbito em razão de rápida intervenção das testemunhas.

Na quarta-feira (19), vai a júri popular o desempregado Washington Vieira de Melo, de 25 anos de idade, que, mediante pauladas, tentou acabar com a vida de seu pai, Ademar Vieira de Melo. Segundo o MPGO, o fato ocorreu na madrugada do dia 10 de maio de 2014, por volta das 23h30, na Praça Marechal Dutra, nos fundos do estabelecimento comercial denominado M.M. Materiais de Construção.

Segundo os autos, no dia do acontecimento, Washington chegou em casa e começou a discutir com o seu pai, pois queria dinheiro e este não queria lhe dar. Em meio à discussão, o denunciado sai a procura de uma faca afirmando que iria “furar”o seu pai. Como não encontrou, pegou um pedaço de madeira e começou a desferir diversas pauladas em Ademar, atingindo-o em diversas partes do corpo, inclusive na cabeça, provocando-lhes lesões. O crime não foi consumado porque Ademar conseguiu fugir.

Botinha

O último dia da temporada do Tribunal do Júri em Iaciara será na quinta-feira (20), com o julgamento de João Roberto Pereira da Costa, de 32 anos, conhecido como “Botinha”. Peão de montaria, ele foi denunciado pelo MPGO por tentativa de homicídio contra Jair Pereira da Costa.

Consta dos autos que no em 24 de dezembro de 2014, João Roberto e a vítima estavam consumindo drogas juntos, quando ele teria se irritado com o companheiro. Sem que Jair percebesse, sacou de uma faca e desferiu dois golpes em seu braço, um no peito e outro nas costas. Acionada ao local, a Polícia Militar fez sua prisão em flagrante e a vítima encaminhada ao Hospital. Ele não morreu por causa do socorro imediato. (Texto:Lílian de França – Centro de Comunicação Social do TJGO)