Com relação ao artigo “Justiça na mira do crime”, publicado na edição de sábado (8/10) do jornal O Popular, o Centro de Comunicação Social do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás esclarece que todas as medidas para melhorar a segurança institucional do Poder Judiciário vêm sendo adotadas. Estão sendo instalados 155 detectores fixos de metal, que beneficiarão 59 unidades judiciárias. As demais comarcas receberão detectores móveis, do tipo raquete. Já foi contratada vigilância armada 24 horas e implantado sistema de videomonitoramento.

Essas medidas, juntamente com o controle de acesso de pessoas, formam o eixo central para garantir que magistrados, servidores e cidadãos frequentem em segurança os prédios do Poder Judiciário goiano. O investimento na aquisição dos pórticos alcança  R$ 1,8 milhão. Um dos destaques do plano de segurança institucional foi a contratação de uma empresa privada de vigilância 24 horas, com valor de R$ 45 milhões. Serão 900 profissionais armados, treinados pela Polícia Federal, distribuídos em todas as comarcas.

Quanto ao Fórum de Goiatuba, recentemente incendiado por um grupo criminoso, sem querer minimizar a gravidade da ocorrência, o CCS esclarece que as estatísticas de atentados contra o Poder Judiciário goiano são baixas – três em 2016. São 156 prédios e 365 dias no ano, o que nos deixa em exposição 56,5 mil vezes anualmente. O processo de digitalização pelo qual passa o TJGO vai neutralizar atentados como o ocorrido em Goiatuba, uma vez que todos os dados dos processos ficarão numa base de dados dentro do próprio tribunal.

Veja reportagens sobre o tema segurança no Judiciário goiano:

http://www.tjgo.jus.br/index.php/home/imprensa/noticias/119-tribunal/13789-tjgo-investe-em-seguranca-com-aquisicao-de-detectores-de-metais

http://www.tjgo.jus.br/index.php/home/imprensa/noticias/119-tribunal/13549-novo-forum-civil-se-destaca-por-investimento-em-seguranca