A história da Corregedoria Geral da Justiça de Goiás (CGJGO) foi relembrada em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (30) no gabinete do corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho. Os 80 anos de sua regulamentação ocorreu com a edição da Lei nº 54, publicada no dia 4 de janeiro de 1936, que definia que deveria ser regida por um desembargador.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves (foto à esquerda), externou a satisfação de participar da solenidade e lembrou dos ex-desembargadores que já faleceram. “Aos que já se foram, serão lembrados pelos familiares aqui presentes. Estou muito contente, cada homenageado é merecedor. Parabenizo a Corregedoria Geral da Justiça de Goiás pela iniciativa”, observou. 29913064322 8532f83027 z

O corregedor-geral desembargador Gilberto Marques Filho (foto à direita) ressaltou o resgate da história da CGJGO. “Hoje é um dia muito especial para nós. A equipe da Corregedoria durante um ano fez o levantamento de dados para homenagearmos nossos colegas do passado. Com quase 41 anos na magistratura eu também contribui com a minha memória nesse resgate”, pontuou.

O levantamento histórico foi feito pela Diretoria de Planejamento da CGJGO, no fórum da comarca da cidade de Goiás, nos arquivos do Estado e do TJGO, para que fosse confeccionada a Revista Memórias 80 anos de Corregedoria. “Procuramos dados em todos os locais possíveis para que pudéssemos resgatar por inteiro a trajetória da CGJGO. Estou emocionado em viver este momento”, afirmou o corregedor-geral.

29992502686 e337c6c3c7 z editada No total, 28 ex-corregedores foram homenageados com a Comenda 80 anos Corregedoria TJGO – Desembargador Hamilton de Barros Vellasco, pela dedicação e contribuição para a construção do Poder Judiciário. Vellasco foi escolhido por ser símbolo da oposição à ditadura militar e por defender os colegas magistrados perseguidos durante o regime. Por se opor, foi aposentado compulsoriamente em 1969 pelo Ato Institucional número 5 (AI-5).

Representando o desembargador Hamilton de Barros Velasco, o sobrinho-neto, Hamilton Spenciére Neto (foto à esquerda), se lembrou do quanto o tio-avô era uma pessoa especial. “É uma honra para mim e para a família ter a comenda em nome dele. Uma pessoa muito especial e importante para nós”, disse.

A comenda foi entregue pela soldado Lilian Silva e pela cabo Ana Neves. Na oportunidade foi inaugurada a Galeria de Corregedores-Gerais onde estão expostas fotos de todos os desembargadores que estiveram à frente da CGJGO. O Coral Vozes da Justiça, com a regente e musicista Elen Lara e com o preparador vocal Damon Farias, fez o encerramento da solenidade. 

29398881304 e4d6c9650d zHamilton de Barros Vellasco
Hamilton de Barros Vellasco nasceu na cidade de Goiás em 30 de agosto de 1913. Iniciou a carreira na magistratura em 1940 no cargo de juiz substituto da comarca de Arraias, tendo passado posteriormente pelas comarcas de Palmeiras de Goiás e Goiânia. Foi promovido a desembargador no ano de 1958. Foi vice-presidente do TJGO em 1962, presidente em 1963 e corregedor-geral em 1969. Por pertencer à cúpula do TJGO e não aceitar a imposição da ditadura militar foi aposentado compulsoriamente em 1969. Com a Lei da Anistia, em 1979, Vellasco poderia voltar ao exercício da magistratura, mas recusou a anistia. (Texto: Jéssica Fernandes - da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás/Foto: Hernany César – Centro de Comunicação Social)

Homenageados

- Rivadávia Licínio de Miranda
Representante: Divina Rosa de Miranda

- Hamilton de Barros Velasco
Representante: Hamilton Spenciére Neto

- Celso Fleury
Representante: Francisca da Veiga Fleury

- Marcello Caetano da Costa
Representante: Sandra Caetano da Costa Lima

- Leôncio Pinheiro de Lemos

- Geraldo Majella Franklin Ferreira
Representante: Maria Lobo Ferreira

- José Alves
Representante: José Antônio Maya Alves

- Arinan de Loyola Fleury
Representante: Terezinha Froes Fleury

-Clenon de Barros Loyola
Representante: Ronaldo Taveira Loyola

- Geraldo Crispin Borges
Representante: Maria Santana Crispim

- João Canedo Machado

- Messias de Souza Costa

- Fenelon Teodoro Reis
Representante: Sílvia Fraissat Reis

- Mauro Campos
Representante: Adélio de Campos

- Ulderico Geraldo Rodrigues
Representante: Luciano Rodrigues Inácio

- Homero Sabino de Freitas

- Lafaiete Silveira
Representante: Terezinha Avila Silveira

- Joaquim Henrique de Sá

- João Batista de Faria Filho

- Charife Oscar Abrão

- Jalles Ferreira da Costa

- Antônio Nery da Silva

- Arivaldo da Silva Chaves

- Paulo Maria Teles Antunes

- Floriano Gomes Filho

- Felipe Batista Cordeiro

- Beatriz Figueiredo Franco

- Nelma Branco Ferreira Perillo

Veja galeria de fotos