Disseminar um maior conhecimento sobre gestão estratégica com conteúdos, conceitos e razões práticas para tornar primordial dentro do Poder Judiciário o desenvolvimento de habilidades para lidar, conduzir, motivar e melhorar a prestação jurisdicional em busca de atitudes e pensamentos de crescimento organizacional, profissional e pessoal. Essa capacitação contínua tem sido o foco do Projeto Estratégia em Ação, realizado nesta sexta-feira (30), em Caldas Novas.

Esta é a sétima edição promovida neste ano pela Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) e pela Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug).

Explicações detalhadas sobre gestão, planejamento estratégico e a influência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a melhoria dos trabalhos nos Tribunais ao longo dos anos fazem parte da programação exposta pelo secretário da SGE, Luís Maurício Bessa Scartezini, também composta por palestras e um workshop, e pela diretora de Planejamento, Eunice Machado Nogueira (foto à direita). A importância da aplicação efetiva dessas informações no dia a dia para aprimorar o desempenho de todas as atividades jurisdicionais, especialmente aos servidores do interior, que, a seu ver, ficam mais restritos a esse leque de conhecimentos do que aqueles da capital, foi um dos aspectos enfatizados por Scartezini. “A palavra eficiência está muito ligada a gestão e seu significado diz respeito a fazer as coisas da melhor forma possível usando os recursos disponíveis e alcançando resultados realmente positivos. Já a eficácia mostra a forma correta de realizar tudo isso, despertando a consciência para a solução de eventuais problemas nas rotinas de trabalho”, ensina.

A troca de experiências entre os servidores, a participação direta de todos e a boa receptividade foram aspectos demonstrados pela diretora de Planejamento da SGE, Eunice Machado Nogueira. “Uma pesquisa de satisfação é promovida com os participantes em todos as edições. Dessa forma, temos a base certa para melhorar a metodologia e oferecer o conteúdo de maneira mais proveitosa. A receptividade tem sido excelente e estamos colhendo bons frutos”, frisou. Esse diálogo franco propicia uma melhor compreensão da dinâmica de gestão e serve de incentivo acerca das estratégias adotadas, conforme destacam o secretário da SGE e a diretora de planejamento. "A SGE trabalha com essa interação e estamos totalmente abertos a novas ideias, críticas, sugestões, sempre voltados para auxiliar os servidores com relação a qualquer dificuldade enfrentada no ambiente de trabalho", acentuou Scartezini.

Na visão da juíza Luciana Monteiro Amaral (foto à esquerda), diretora do Foro local, essa capacitação e interatividade faz com que os servidores tenham uma consciência mais ampla do seu papel dentro da instituição e adotem formas mais ágeis de atender a população, contribuindo, assim com a celeridade dos serviços e aumento da produtividade. “Acredito ser primordial esse projeto da SGE e da Ejug, já que além de propiciar uma gama de conhecimento sobre os métodos de gestão e estratégia utilizados pela instituição para dar celeridade à prestação jurisdicional, incentiva os servidores a se aprimorarem e buscarem alternativas para melhorar a forma de atendimento ao jurisdicionado, que é nossa grande preocupação”, realçou.

Secretária do Juizado Especial Cível e Criminal de Pires do Rio, Maria Alice Ribeiro Bastos, acredita que esse aperfeiçoamento é o melhor caminho para vencer as barreiras enfrentadas pelos servidores no interior. “Acabamos sendo multiplicadores de conhecimento e gostaria que todos pudessem participar desse projeto. Não enxergo outra maneira de nos aprimorar e adotarmos uma visão que tenha maior amplitude sobre a própria instituição que trabalhamos e o público que atendemos”, enalteceu. Sentindo-se mais motivado para exercer suas atividades após participar do evento, o servidor Marcus Vinícius Sousa Silva, da 2ª Vara Cível, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental de Caldas Novas, conta que pretende aplicar o que aprendeu no seu cotidiano. “Existe uma necessidade de mudança de mentalidade para que possamos melhorar nosso serviço e estou convicto de que gestão, planejamento e estratégia hoje são fundamentais para o crescimento de qualquer órgão”, pontuou.

Sobre o Estratégia em Ação

Caldas Novas integra a 9ª Região Judiciária do Estado que abrange Corumbaíba, Catalão, Cumari, Goiandira, Ipameri, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás e Urutaí. Em 2016, o Estratégia em Ação já percorreu Aparecida de Goiânia (2ª Região), Goianésia, Porangatu e Mara Rosa (11ª, 12ª e 13ª Regiões), Anápolis (3ª Região), Rio Verde ( 5ª Região), Formosa (6ª Região) e São Luís de Montes Belos (10ª Região). Até o fim deste ano, o projeto ainda alcançará Itumbiara (4ª Região), Luziânia (7ª Região) e Goiás (8ª Região). Todos os encontros promovidos pela SGE e Ejug acontecem durante um dia em dois turnos: matutino (com explanações sobre Gestão Estratégica, Planos Estratégico 2015/2020 e de Gestão 2015/2017, que incluem os programas, projetos e ações desenvolvidas pelo Judiciário) e vespertino (com ministrações de minicurso cujo tema é implementação de ferramentas de gestão para melhorar o trabalho como um todo dentro da instituição).

(Texto: Myrelle Motta/Fotos: Wagner Soares/Centro de Comunicação Social do TJGO)

Ver galeria de fotos