Após a conclusão da digitalização dos processos físicos das Varas de Fazendas Públicas, a 15ª Vara Cível da comarca de Goiânia foi a primeira das unidades judiciárias cíveis a atingir 100% dos processos físicos digitalizados. Em 45 dias foram digitalizados os 6.019 processos do acervo daquela unidade judiciária. Ao implantar o Processo Eletrônico, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, se referiu àquela ação como um marco histórico para o Poder Judiciário goiano.

“Não há dúvida de que esse projeto de digitalização é necessário, já que representa ganhos no futuro próximo quanto à agilização no trâmite processual e consequente diminuição das custas entre as partes. Esses ganhos em muito superam os transtornos provisórios referentes à suspensão dos prazos e do atendimento ao público”, afirmou o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, ao ser informado da conclusão da digitalização de processos da 15ª Vara Cível.

“Nesse primeiro momento, a digitalização dos processos de algumas unidades judiciárias demoram um pouco mais em função dos ajustes iniciais. A tendência é a de que as novas unidades que tiverem processos na linha de produção da digitalização, que o façam em no máximo 45 dias”, prevê Wilson Dias.

O diretor do Foro da comarca de Goiânia lembra da recente reunião com os representantes da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), quando ficou ajustado que a suspensão do atendimento ao público e dos prazos processuais para que se proceda a digitalização dos processos, ocorresse em no máximo quatro ou cinco varas por mês. Ele cita, como exemplo, a 7ª Vara Cível (Juiz 2), que iniciou a digitalização no fiml de agosto e já está com 90% do seu acervo processual digitalizado, “e no máximo em dez dias essa unidade já terá todo o seu acervo processual digitalizado”, informou o diretor do Foro.

Wilson Dias também prevê que as demais varas cíveis que ainda estão com os processos em fase de digitalização, que em no máximo em 40 dias essa fase esteja finalizada.  (Texto: Bruno Rocha – Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia).