O presidente da Comissão Permanente de Segurança do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, representou o presidente do TJGO, desembargador Leobino Valente Chaves, na tarde desta segunda-feira (5), no lançamento do Programa Pacto Social Goiás Pela Vida, da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás (SSPAP). O programa consiste em ações integradas de prevenção e combate à criminalidade. Representantes de cada instituição assinaram um protocolo de intenções que propõe a união de esforços pelo fortalecimento do setor. 

Além do governador Marconi Perillo e do secretário de Segurança Pública e Administração Judiciária (SSPAP) e vice-governador do Estado, José Eliton, estavam presentes o diretor do Foro da comarca de Goiânia, Wilson da Silva Dias; o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira; o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Hélio de Sousa; entre outras autoridades de entidades representativas.

O desembargador Luiz Cláudio destacou que o Estado “saiu da retórica e mergulhou na prática”. Segundo o magistrado, o Poder Judiciário se faz presente para dar sua parcela de contribuição. “O TJGO não pode regatear na conjugação de esforços desse pacto que é fundamental para que se efetive o combate da violência”, destacou.

De acordo com José Eliton, o pacto só terá êxito se todos os poderes estiverem presentes e atuando juntos. “Portanto, desembargador Luiz Cláudio leve ao desembargador Leobino e a todos os magistrados de Goiás nossos agradecimentos pelo apoio e confiança. É muito importante para nós termos vocês do nosso lado”, pontuou.

Sobre o programa
O objetivo é a conjugação de esforços intersetoriais e transversais entre órgãos públicos e sociedade para a prevenção à violência e à criminalidade em Goiás, reduzindo as vulnerabilidades de crianças e jovens. O Pacto Goiás Pela Vida terá cinco grandes eixos de atuação: Prevenção Social, Segurança Cidadã, Intervenção Urbana e Ambiental, Inteligência e Estratégia, e Repressão Qualificada.

O programa é voltado principalmente para os 21 municípios que representam 89% dos crimes contra a vida e contra o patrimônio ocorridos no Estado no ano de 2015. Além disso, o programa representa um modelo de gestão em segurança pública primária, amparado na perspectiva de que a situação de vulnerabilidades a violências, desordens, incivilidades e crimes requer do Estado a consolidação de estratégias de intervenção articuladas entre vários níveis e setores de atuação. (Texto: Arianne Lopes/Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)