Mutirão de conciliação foi realizado pelo juiz Leonardo Naciff Bezerra, titular da 2ª Vara da comarca de Uruaçu, nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro. Os trabalhos ocorreram no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local, que é coordenado por Airton Machado Júnior. Foram designadas 152 audiências e realizadas 107, com 51 acordos, alcançado índice de 47,66%, e totalizando R$ 266.310,57.

“A conciliação e a mediação, além da previsão do novo Código de Processo Civil (CPC), é amparada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), com o objetivo de dar uma prestação jurisdicional mais célere às partes, desafogando a máquina do Poder Judiciário, resolvendo não apenas as questões processuais mas também a lide sociológica”, afirmou Leonardo Naciff Bezerra (foto à direita).

Segundo o magistrado, as estatísticas demonstram que o índice de cumprimento de acordos na conciliação é bem superior ao cumprimento de sentenças proferidas em julgamento. “Sendo assim, a conciliação está sendo o método mais eficiente na resolução de conflitos, evitando um desgaste entre os interessados, além de propiciar economia de tempo e custo para as partes”, explicou.

Participaram os conciliadores e mediadores voluntários Marcia Regiane Teixeira, Roberta Priscila Alves, Tatiana Valença Jordão, Mischela Lustosa Oliveira, Leuzi Vieira de Souza Benettit, Tânia Moreira Borges, Isabella Gratão França, Carmelinda Beda dos Reis.

(Centro de Comunicação Social do TJGO)