Propiciar conhecimentos de gestão e, assim, apresentar formas de melhoria dos trabalhos dentro do Poder Judiciário, é o mote do Programa Estratégia em Ação, realizado nesta sexta-feira (2), no fórum da comarca de São Luís de Montes Belos, para servidores locais e da região. É o sexto evento de uma série que percorre todo o território goiano, com promoção da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE) e da Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug).

À frente da SGE, Luís Maurício Bessa Scartezini (foto acima, à esquerda) apresenta a programação, composta por palestras e um workshop, juntamente com a diretora de Planejamento, Eunice Machado Nogueira. Para o secretário, é importante descentralizar ações de conhecimento, normalmente antes promovidas apenas na capital. “A intenção é despertar nos servidores a consciência de gestão. Precisamos discutir e incentivá-los a pensar nas soluções para seus eventuais problemas nas rotinas de trabalho, que, muitas vezes, são peculiares a cada local”.

Durante as apresentações, o público conhece a formatação das metas institucionais, propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e, internamente, pelos Planos Estratégico e de Gestão do TJGO. Para o titular da pasta, é importante elucidar que todo o funcionalismo do Poder Judiciário tem papel importante para atingir os objetivos propostos.

Segundo a diretora de Planejamento, Eunice Machado, o programa busca, justamente, o envolvimento dos servidores. “A cada edição, fazemos uma pesquisa de satisfação com os participantes, para sempre podermos melhorar a metodologia e oferecer o conteúdo de forma proveitosa. Desde o último evento, em Formosa, redimensionamos o tempo do conteúdo, de acordo com sugestões. É um projeto participativo, que vem sido muito bem-recebido”, destacou.

O canal aberto de diálogo entre o primeiro grau e a SGE é endossado durante as explanações, conforme apontam o titular da pasta e a diretora de planejamento. "A Secretaria está sempre a disposição para auxiliar os servidores, sempre que eles precisarem de colaboração para resolver problemas", frisou Luís Scartezini.

Para Eunice Machado, por causa disso, o evento vai além da proposta de levar conhecimento aos servidores e incentivar o senso crítico quanto as estratégias. “O Estratégia em Ação permite que as pessoas que atuam no interior entendam a dinâmica da gestão, mas, também, propicia uma troca de ideias e uma conversa conosco, representantes da SGE. Com essa interação, surgem ideias de novos projetos para melhorar a prestação jurisdicional”.

Participantes

Diretor do foro da comarca, juiz Peter Lemke Schrader, se diz satisfeito com a iniciativa. “É interessante ver servidores envolvidos e interessados em melhorar os procedimentos. Os fóruns são como microssistemas. É preciso entender como e o que fazer para atingir as metas para estabelecer esquemas de trabalho”, pontuou o magistrado.

Escrevente e conciliadora do Juizado de Paraúna, Mônica Marques de Faria acredita que é necessário repassar informações aos servidores presencialmente. “Muitas vezes, não temos tempo e meios de buscar conhecimento. É bastante útil compreender os estudos que levaram à formatação das metas. Quando percebemos o que há por trás, é diferente, há mais compromisso”, relatou.

A opinião é compartilhada pela escrivã de Ivolândia, Kleydna Kyarelle. “O Estratégia em Ação, realizado perto de nós, chama a nossa atenção para pensarmos o que é possível mudar para aprimorar o trabalho. Ter o evento na nossa região facilita bastante o deslocamento e nos incentiva a participar.”

(Texto: Lilian Cury/Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)