O diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, recebeu na manhã desta quarta-feira (31) representantes da Ordem dos Advogados do Brasil- seção Goiás (OAB-GO), que se manifestaram, em nome daquela instituição, preocupação sobre a prorrogação dos prazos processuais das unidades judiciárias da comarca de Goiânia que passam pelo processo de digitalização. Na oportunidade, o magistrado informou sobre as novas ações que serão adotadas para dinamizar o processo de digitalização na comarca de Goiânia.

Os representantes da OAB-GO, tendo à frente o secretário-geral daquela entidade, advogado Jacó Coelho, informaram ao diretor do Foro sobre a preocupação da classe de advogados em relação à prorrogação dos prazos processuais e do atendimento ao público nas unidades judiciárias cujos os processos estão sendo digitalizados.

Wilson Dias ouviu as ponderações dos advogados, reconheceu que as reivindicações são legítimas e explicou a importância da implantação do processo eletrônico no Judiciário goiano a partir da comarca de Goiânia. “Estamos passando por um momento de transição, necessária para a implantação do processo digital no Judiciário goiano. E, diferentemente de outros tribunais no País, o TJGO foi audacioso ao decidir digitalizar todo o acervo processual da comarca de Goiânia, e, por outro lado, receber novos processos por meio digital”, informou o diretor do Foro da comarca de Goiânia.

O diretor do Foro, juiz Wilson da Silva Dias, defendeu a prorrogação dos prazos dizendo que é necessária não só para a conclusão da digitalização dos processos, “mas também para a preparação da mudança das unidades judiciárias da comarca de Goiânia para o prédio do novo Fórum Cível, que ocorrerá a partir de setembro”, informou. Ele também apresentou as novas estratégias que estão sendo implantadas, “que além de agilizar o processo de digitalização, irão amenizar os problemas apontados pelos representantes da OAB-GO”, disse Wilson Dias. Segundo ele, as novas ações serão adotadas a partir desta semana.

Dentre as ações que serão adotadas para agilizar o processo de digitalização, se destacam: duas novas frentes de digitalização, aumento na quantidade de funcionários que trabalham na empresa responsável pela digitalização (de 78 para 178), aumento na carga horária da empresa responsável pelo serviço (que passa de 10 horas diárias para 18 horas diárias, e trabalho aos sábados, das 8 às 18 horas), aumento gradativo na produção (de 30 mil páginas/dia para 45 mil páginas/dia).

Wilson Dias, que lembrou a boa aceitação da implantação do processo eletrônico, também comunicou aos representantes da OAB-GO que a suspensão de prazos processuais e de atendimento ao público em unidades que farão a digitalização, será feita numa quantidade menor de varas. “Numa segunda etapa, serão no máximo cinco varas por vez”, informou o magistrado.

O secretário-geral da OAB-GO, advogado Jacó Coelho, informou que a grande preocupação da classe é quanto à suspensão dos prazos e do atendimento ao público numa quantidade maior de varas. “Solicitamos a sensibilização do Poder Judiciário quanto a isso, pois apoiamos a implantação do processo eletrônico, mas que tenha um menor impacto na vida do advogado, sem que comprometa até mesmo a sobrevivência do profissional, que depende do andamento do processo”, afirmou Jacó.

Por outro lado, Coelho considera a implantação do processo eletrônico um divisor de águas no Judiciário goiano. “O processo eletrônico vai mais além, ele salva vidas, evitando até mesmo algum acidente com o profissional que acompanha diariamente o andamento do processo físico nas diversas locomoções do fórum. Ele traz economia de recursos e de tempo para todas as partes envolvidas e será essencial para a sobrevivência de nossa classe”, destacou. O secretário-geral da OAB considerou proveitosa a reunião e elogiou a transparência e receptividade dos representantes do TJGO.

Também fizeram parte da comissão da OAB-GO, o presidente do Direito Digital e Informática, Rafael Maciel; o presidente da Comissão de Acompanhamento Forense, Fabrício Britto; a presidente da Comissão Goiana dos Advogados Trabalhistas (Agatra), Arlete Mesquita e o representante da OAB no TRE-GO, Tabajara Póvoa.

(Texto: Bruno Rocha/ Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia)