O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, e o diretor do Foro de Goiânia, Paulo César Alves das Neves, participam nesta quarta e quinta-feiras (3 e 4) de uma série de eventos promovidos em comemoração ao aniversário de 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A solenidade acontece com a presença de 18 delegações internacionais, provenientes de quatro continentes.

Nesta quarta-feira (3), durante a solenidade de comemoração pelos 30 anos de sua instalação, o Tribunal realiza cerimônia de obliteração do Selo Comemorativo dos 30 anos do STJ. Já amanhã (4), o STJ promove o seminário O Poder Judiciário nas Relações Internacionais. Divididos em quatro painéis, magistrados estrangeiros e ministros do STJ participarão da discussão de temas como a ética no Judiciário, o combate à corrupção, o direito privado e o Estado social e a proteção ao meio ambiente.

São aguardados representantes da magistratura dos seguintes países: Angola; Argentina; Bolívia; Chile; China; El Salvador; Espanha; França; Guatemala; Guiné-Bissau; Itália; Moçambique; Paraguai; Peru; Portugal; Timor Leste; Turquia; e Uruguai. Além das comitivas internacionais, a cerimônia contará com a presença do ministro João Otávio de Noronha; do presidente dos Correios, Juarez Aparecido de Paula Cunha; e de representantes da Procuradoria-Geral da República e da Ordem dos Advogados do Brasil.

Instalação oficial

Criado pela Constituição de 1988, o STJ foi instalado oficialmente no dia 7 de abril de 1989. “No mês de seu aniversário, o Superior Tribunal de Justiça abre as portas para o mundo em um momento não só de celebração, mas também de reflexão, diálogo e de troca de experiências com representantes do Poder Judiciário de várias partes do planeta. Não poderíamos esperar algo menor de uma corte com a dimensão do Tribunal da Cidadania”, afirmou o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha.

A comemoração pelos 30 anos do STJ também será marcada por outros eventos. Na quinta-feira, às 18 horas, no Salão de Recepções, a Orquestra Sinfônica de Brasília realizará a apresentação Música de Cinema, com alguns dos temas musicais mais conhecidos da cinematografia. Com duração de uma hora, estão previstas dez peças musicais de filmes e séries. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás com informações do site do STJ)