O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, e o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Paulo César Alves das Neves, foram recebidos, na quarta-feira (3), na Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) pelo desembargador Romão C. Oliveira, presidente daquele Tribunal. O objetivo da visita foi o de realizar um intercâmbio de informações e conhecer de perto a implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), bem como outras ações na área de TI desenvolvidas pelo Judiciário do Distrito Federal.


Após o encontro protocolar entre os dirigentes dos dois Tribunais, o diretor de Informática do TJGO, Anderson Yagi e sua equipe, foram recebidos na Coordenadoria-Geral de TI do TJDFT, onde conheceram os módulos do Processo Judicial Eletrônico (PJe) como o Plenário Virtual e o PJe Criminal. Os técnicos também foram apresentados à implantação do PJe no TJDFT, bem como à experiência de migração de outros sistemas. 


Na oportunidade , o especialista Carlos Magno Laboissiere Faria, servidor da Subsecretaria do PJe do TJDFT, fez a apresentação do Plenário Virtual, bem como do site de consulta que mostra as informações das sessões virtuais, votos e acórdãos, e apresentou o fluxo de criação de sessão virtual, quórum e votação. Já o secretário de Desenvolvimento do TJDFT, Declieux Dias Santos, apresentou o PJe Criminal, passando pelos fluxos e tarefas do sistema. Ele demonstrou ainda algumas integrações existentes com o Diário da Justiça Eletrônico (DJe) e com outros órgãos por meio do MNI (Modelo Nacional de Interoperabilidade). Na sequência, o especialista Sávio Levy Rocha, do Serviço de Suporte à Plataforma de Aplicação (SERPLA/CGTI), apresentou os painéis de monitoramento específicos do PJe, que avaliam diversos indicadores de desempenho, capacidade e volume de acessos, o que ajuda a diagnosticar e remediar problemas.

Aprimoramento contínuo
O coordenador-geral de TI do TJDFT, Luiz Fernando Serique Junior,  explicou que o PJe no TJDFT ganhou maior força em 2015 e que, desde lá, as equipes vêm amadurecendo tanto a área de software quanto a de infraestrutura. “Vários desafios foram vencidos para que hoje pudéssemos trabalhar  numa plataforma bem mais estável. Não tenho dúvida de que o segredo para este sucesso foi o engajamento e parceria entre as equipes de desenvolvimento e de infraestrutura”, reforçou Serique, salientando que todo sistema, para ser bom, precisa de atenção e aprimoramento contínuos.


Durante a visita, a equipe do TJGO tirou diversas dúvidas quanto as funcionalidades do sistema e sobre a implantação no TJDFT e também falou de suas experiências na implantação de sistemas eletrônicos, digitalização, bem como soluções para integrações entre sistemas no Judiciário goiano. “Considero essa troca de experiências muito engrandecedora para auxiliar na avaliação de soluções para implantação em nosso tribunal”, frisou Anderson Yagi Costa. O assessor da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Thiago Borges Dutra de Castro, também participou da reunião em Brasília. (Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações do TJDFT)