A presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, se reuniu nesta segunda-feira (8), com a comitiva da cidade de Mineiros. O objetivo da reunião foi discutir o lançamento do Projeto Educação e Justiça naquela cidade. 

O Projeto Educação e Justiça: Lei Maria da Penha, tem o propósito de destacar a atuação da educação como instrumento de prevenção da violência doméstica e familiar, por meio da conscientização de crianças e adolescentes. O lançamento do projeto ficou marcado para maio. 

A capacitação para o projeto será ministrada pelo juiz Vítor Umbelino Soares Junior, do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da comarca de Rio Verde, e pela presidente da Comissão Internacional de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres da Federação das Mulheres de Carreira Jurídica, Gláucia Teodoro Reis, ao corpo docente das escolas locais (professores, coordenadores e outros). 

Na reunião também foi ressaltada a importância da implantação da Casa da Mulher, destinada para o atendimento multidisciplinar das mulheres. O delegado Júlio César Arana Vargas destacou a importância da união dos poderes em prol das mulheres, visto que, apenas neste ano, foram registrados 630 inquéritos, 310 medidas protetivas na cidade, que tem entre 65 a 70 mil habitantes.  

A desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis e o prefeito da cidade de Mineiros, Agenor Rodrigues de Rezende, conversaram sobre a parceria para a implantação do projeto. Também participaram da reunião o juiz da comarca de Mineiros, Bruno Leopoldo Borges Fonseca, o vereador Fábio Sousa Santos, a psicóloga Mônica Sousa Santos e a secretária-executiva da Coordenadoria, Lucelma Messias. 

Coordenadoria da Mulher inicia parceria com a Guarda Civil Metropolitana de Goiânia  

A presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, recebeu, em seu gabinete, a coordenadora da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Flávia Modesto, do programa “Mulher Mais Segura”. 

O programa tem como principal finalidade o combate à violência doméstica e familiar, estabelecida na Lei Maria da Penha. Na ocasião, a representante da GCM foi informada sobre os futuros treinamentos para guardas-civis, que darão continuidade ao aperfeiçoamento no atendimento às mulheres em situação de violência, destacando um atendimento humanizado e qualificado. O treinamento, que ainda não tem data definida, será ministrado pelo juiz Carlos Luiz Damacena, do 2º Juizado da Mulher de Goiânia.

Na reunião, Flávia Modesto solicitou apoio da desembargadora no sentido de disponibilizar estrutura física e equipamentos para que sejam otimizados o contato entre o Programa Mulher Mais Segura e as requerentes em caso de atendimento de urgência a elas. Também participou da reunião, a secretária executiva de Coordenadoria de Juizados, Lucelma Messias de Jesus. (Texto: Thielly Bueno - estagiária do Centro de Comunicação Social)