1 1Teve início, no último sábado (30), a participação dos detentos do regime aberto da comarca de Quirinópolis em palestras educativas semanais organizadas pelo Poder Judiciário. A medida foi estipulada pelo juiz da Vara Criminal, Felipe Morais Barbosa, e o não comparecimento dos apenados no evento, sem justificativa, pode acarretar na regressão do regime de pena.

Para o magistrado, que falou sobre Os Direitos e Deveres dos Reeducandos na primeira palestra realizada, a medida é uma forma de fazer com que os presos percebam que não estão livres e que devem satisfação para a Justiça. Também palestrou no evento o professor Leon Correa e o Conselho da Comunidade, presidido pelo advogado Marcos Santos, que auxiliou na parte logística e no fornecimento de lanche.

Outra mudança promovida pelo juiz Felipe Morais Barbosa foi a determinação de que detentos do regime semiaberto passem a pernoitar na cadeia. Antes, a obrigação não era observada por falta de condições físicas do Centro de Inserção Social (CIC). Atualmente, a comarca em questão possui cerca de 300 apenados, sendo 180 no regime fechado, 25 no semiaberto e 85 reeducandos do regime aberto. (Texto: Érica Reis Jeffery – estagiária do Centro de Comunicação Social do TJGO)