Com a finalidade de conhecer de perto os projetos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) Mediar é Divino (relativo à conciliação) e Amparando Filhos – Transformando Realidades com a Comunidade Solidária, ambos reconhecidos nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargadora Maria Cezarinete Angelim, esteve reunida com o presidente do TJGO, Leobino Valente Chaves, no fim da tarde desta quarta-feira (3), no Salão Nobre da Presidência. 

Na ocasião, a desembargadora declarou sua paixão pela conciliação e ressaltou que é preciso buscar parceiros que tenham o mesmo objetivo, ou seja, tornar mais célere e humana a prestação jurisdicional. A seu ver, o Amparando Filhos, que visa proteger e amparar integralmente filhos de mães/reeducandas, é um grande avanço e reflete a consciência do Poder Judiciário no que tange à sua responsabilidade social. “Pretendemos implantar o Amparando Filhos no Acre, inclusive utilizando o mesmo nome, pois, dessa forma, o programa, já conhecido pelo público, se fortalece ainda mais. Também queremos levar as técnicas conciliatórias aplicadas em Goiás e premiadas no cenário nacional. O Mediar é Divino também está nos nossos planos”, enfatizou.

O funcionamento da conciliação e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) em Goiás, bem como a informatização e forma de medição dos atendimentos feitos no decorrer dos meses, foi exposto pelos juízes Aureliano Albuquerque Amorim e Romério do Carmo Cordeiro, auxiliar da presidência do TJGO e componente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJGO. Ao reforçar a fala dos magistrados, o presidente do TJGO explicou que primeiramente é traçado um planejamento para desencadeamento dos programas e, sequencialmente, inserção no Plano Estratégico do TJGO.

Já o Amparando Filhos foi apresentado pela diretora de Planejamento da Secretaria de Gestão Estratégica do TJGO, Eunice Machado Nogueira, que falou sobre a contribuição do projeto para o aperfeiçoamento da Justiça, nos sistemas da infância e juventude e criminal, e sua importância no contexto social como o amparo integral da criança e do adolescente, para seu pleno e sadio desenvolvimento mesmo diante da ausência de seu primário e principal cuidador: sua mãe. Ela também fez uma breve explanação sobre da diminuição da reincidência das genitoras na proporção em que reforçam/resgatam o sentimento materno e sua importância no pleno e sadio desenvolvimento de seus filhos. Também participaram da reunião os juízes Márcio de Castro Molinari e Sebastião Assis Neto, auxiliares da Presidência do TJGO; Mirla Regina da Silva, auxiliar da Presidência do TJAC, e Antônio Flores de Queiroz, diretor de logística do TJAC. (Texto: Myrelle Motta/Fotos: Aline Caetano – Centro de Comunicação Social do TJGO)