O juiz Murilo Vieira Faria, do 4º Juizado Especial Cível da comarca de Goiânia, recebeu nesta quarta-feira (10) os primeiros interessados em trabalhar como voluntários após a regulamentação do serviço. No total, 13 pessoas – em sua maioria estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) –, se apresentaram naquela unidade judiciária localizada na Praça Universitária. Na oportunidade, eles receberam o termo de adesão e foram informados sobre as condições do serviço voluntário. 

A Portaria de número 435/2016, que regulamenta o serviço voluntário na comarca de Goiânia, entrou em vigor no dia 1º de agosto. Qualquer pessoa acima de 16 anos de idade, exceto advogados, estagiários e trabalhadores de escritórios ou consultoria de advocacia, poderá se inscrever, inclusive aposentados do Poder Judiciário.

Na recepção aos novos voluntários, o juiz Murilo Viera Faria lembrou que parte de sua equipe é formada por ex-voluntários. O magistrado falou da importância da prática jurídica e destacou que a medida adotada pela Diretoria do Foro da comarca de Goiânia é positiva para os dois lados envolvidos, o Judiciário e o prestador de serviço voluntário. Ele também agradeceu ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leobino Valente Chaves, e ao diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Wilson da Silva Dias, pela regulamentação do serviço.

Uma das que se apresentaram, a graduada em Direito pela Uniceub, Dhalízia Moreira Torres, afirmou que sua expectativa é que o serviço voluntário lhe traga maior aperfeiçoamento na prática jurídica. “Não só para nós, mas essa medida representa um ganho para o Judiciário e, consequentemente, para a sociedade”, afirmou ela, que já atua como conciliadora desde o início do ano.

A coordenadora administrativa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia, Elieny Rodrigues Vieira Mariz, orientou os novos voluntários e esclareceu as principais dúvidas. O voluntário prestará serviços de juntada de petições e documentos, atualização cadastral, andamento de processos, carga e vista de processos, como também atendimento aos usuários, edição de minutas de documentos, dentre outras atividades, que serão acompanhadas e supervisionadas pela Divisão de Gestão de Pessoas (DGP) da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e pelos telefones (62) 3216 4180 e 3216 2337 (Texto: Bruno Rocha- Assessoria de Imprensa da Diretoria do Foro da comarca de Goiânia).