Um dos eventos de maior alcance social do Estado, o casamento comunitário, será realizado na próxima quinta-feira (23), às 19 horas, na sede da Faculdade Alfredo Nasser, localizada na Avenida Bela Vista, número 26, Bairro Jardim Esmeraldas, em Aparecida de Goiânia. O pedido para a celebração do casamento comunitário oficializando a união de 400 casais foi feito pelo juiz Héber Carlos de Oliveira, diretor do Foro local, foi autorizado pela Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás (CGJGO), bem como a isenção das taxas e emolumentos decorrentes da habilitação, com anuência do Tabelião do Cartório de Registro Civil, Bruno Quintiliano Silva Vieira.

A abertura da solenidade será feita pelo corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho e presidida pelo juiz Vanderlei Caires Pinheiro. Será montada uma grande estrutura para atender os noivos, cuja organização estará sob a responsabilidade da Diretoria do Foro de Aparecida de Goiânia. Também participará do evento o juiz Donizete Martins de Oliveira, coordenador do Programa Pai Presente no Estado de Goiás, além de autoridades, servidores do fórum local, imprensa em geral e familiares dos noivos.

A autorização para a realização do evento segue o Provimento 28, de 8 de agosto de 2018, que regulamenta a realização dos casamentos comunitários para os casais hipossuficientes, facilitando assim, o exercício da cidadania. O provimento deixa claro que os casamentos só podem acontecer com a permissão da CGJGO, em procedimento administrativo, e enfatiza que o pedido deve ser feito com no mínimo 90 dias de antecedência da data designada para a celebração do ato, devendo ser acompanhado de todos os documentos necessários e instruído com a anuência dos oficiais de registros civil envolvidos no projeto. (Texto: Myrelle Motta - Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás)