Com o debate de diversos temas relevantes para a evolução dos trabalhos das Corregedorias-Gerais da Justiça em âmbito nacional, tem início nesta quinta-feira (16) o 81º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge), que contará com a presença do corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Kisleu Dias Maciel Filho, do juiz Algomiro Carvalho Neto, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás e do assessor jurídico da CGJGO, Evaldo Vilela Leão Filho. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, que na gestão anterior era o corregedor-geral do Judiciário goiano, será homenageado no encontro, promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

A solenidade de abertura ocorrerá às 17 horas, no Salão Ministro Costa Manso, no 5º andar do Palácio da Justiça, com palestra proferida pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Eustáquio Soares Martins, do Superior Tribunal de Justiça. O evento se estende até sábado (18). Entre os assuntos a serem debatidos estão a “Missão Correicional na Era da Incerteza”, tema a ser exposto pelo corregedor-geral da Justiça, presidente do TJSP e secretário da Educação do Estado de São Paulo, desembargador José Renato Nalini; “Depoimento Especial – O Sistema da Lei n 13.431/17 e Seus Aspectos Práticos”, pelo juiz Eduardo Rezende Melo e pela psicóloga Irene Pires Antônio; “’Trampo Justo’ – A Inserção dos Acolhidos no Mercado de Trabalho como Meio de Desenvolvimento da Autonomia”, pelo juiz Iberê de Castro Dias; “Central Nacional de Indisponibilidade de Bens – Novas perspectivas”, presidente da Arisp e 10º Oficial de Registro de Imóveis da Comarca da Capital, Flaviano Galhardo; e “Triagem Complexa – Metodologia de Gestão Judiciária”, pelo juiz Orlando Luiz Zanon Júnior.

O Controle Patrimonial de Bens Adquiridos para Serventias Geridas por Delegatários Interinos, também estará entre as matérias discutidas e será ministrado pelo desembargador Júnior Alberto Ribeiro, do CGJ do Acre, bem como temáticas relativas a “Responsabilidade Administrativa-Disciplinar dos Delegatários”, a ser exposta pelo juiz Marcelo Benacchio; e “Formação de Magistrados e o Vitaliciamento”, que será apresentada pelo diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM), desembargador Francisco Eduardo Loureiro. O resultado das discussões embasará a Carta de São Paulo, a ser divulgada no final do 81º Encoge, neste sábado (18). (Texto: Myrelle Motta – Diretora de Comunicação da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás com informações do site do Encoge)