Numa iniciativa inédita da Secretaria de Gestão Estratégica (SGE), as 127 comarcas de Goiás se reuniram para discutir planejamento, orçamento e propostas para melhoria das condições de trabalho. Divididos em 13 regiões, os grupos de participantes levantaram demandas em diversas áreas, que serviram para nortear a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2015 e, também, como proposta de planejamento a curto prazo. O resultado desse projeto e as demandas colhidas por todo o Estado foram apresentados no 3º Fórum de Planejamento, Estratégia e Gestão, realizado nesta terça-feira (1), no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO).

Para o representante da 3ª região, o juiz Carlos Limonge Sterse (foto à direita), diretor do Foro de Anápolis, o evento foi bastante positivo por integrar os servidores e magistrados à administração do Poder Judiciário. “O projeto proporcionou um diálogo em prol do conhecimento entre as comarcas. Além disso, os servidores se sentem motivados e confiantes em verem suas demandas sendo analisadas e implementadas. Isso reflete, sem dúvida, em melhoria no serviço”.

A juíza Vaneska Baruki (foto abaixo à direita), diretora do Foro de Caldas Novas, representante da 9º região, também destacou o envolvimento do quadro de funcionários como um dos benefícios do Fórum. “Os servidores e magistrados sentiram-se parte de uma nova história escrita a várias mãos e por vários ângulos. Todos se envolveram com muita boa vontade para melhorar a prestação jurisdicional”.

Segundo o juiz Luciano Borges, diretor do Foro de Santa Helena, o diferencial da inciativa foi a aproximação da gestão estratégica com o interior. “Houve uma descentralização das propostas. Quem melhor pode falar sobre as necessidades da comarca é, justamente, o juiz do local. Cada cidade tem uma demanda diferente e, ouvi-las propor soluções é, sem dúvida, bastante importante para o desenvolvimento de um bom trabalho”.

Seguindo a mesma linha de pensamento, o juiz André Rodrigues Nacagami (foto à esquerda), da 8ª região, acredita que “o projeto trouxe uma dinamização das propostas, apresentadas conforme as peculiaridades de cada local. O resultado será benéfico a todos: uma justiça mais célere para a sociedade, um ambiente com melhores condições de trabalho para o servidor e magistrado”.

O diálogo entre as comarcas e “o conhecimento da demanda dos foros vizinhos para, juntos, pensar em soluções coletivas” foi o ponto alto do Fórum para o escrivão Antônio de Oliveira, da comarca de Itajá, um dos representantes da 5ª região. "Dessa forma, o planejamento estratégico é mais eficaz e direto", concluiu.


Palestra

Além de apresentar as propostas selecionadas para integrar a LOA 2015, o encontro trouxe, como convidado, o diretor do departamento estratégico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ivan Gomes Bonifácio, que ministrou palestra sobre governança judiciária. Para ele, o TJGO está entre os mais avançados do País. “Goiás sai na frente por envolver a participação de todos, com foco na estratégia. Quem ganha é a sociedade, já que a melhoria no ambiente de trabalho é revertida em uma justiça mais rápida e mais acessível. O modelo de gestão que precisamos focar é, exatamente, reverter a arrecadação fiscal em contrapartida à população. Estamos no caminho”. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)