Em sessão realizada pela primeira vez no prédio novo do fórum da comarca de Fazenda Nova sob a presidência do juiz Eduardo Perez Oliveira (foto), o Tribunal do Júri condenou José Lúcio Pereira Marques a 13 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, por matar sem qualquer motivo aparente o funcionário público Vanderlei Cairo dos Santos, de 43 anos, dentro de um bar.

O Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e autoria do crime e rejeitou as teses defensivas para exclusão da qualificadora (recuso que impossibilitou a defesa da vítima). Ao dosar a pena a ser imposta ao réu, Eduardo Perez decidiu que ele deve aguardar preso o trânsito em julgado da sentença; pela natureza do crime, os maus antecedentes e a gravidade da sua conduta, mesmo sendo primário. “O réu tinha potencial consciência da ilicitude da conduta. Ademais, não só podia como lhe era exigido que agisse nas circunstâncias, de modo diverso. Todavia valendo-se de uma arma branca (faca) efetuou golpe contra a vítima retirando o mais importante bem humano e juridicamente considerado: a vida”, ponderou.

O crime, segundo relata a denúncia, aconteceu em 28 de maio de 2012, na cidade de Novo Brasil, no denominado Bar do Valdir, às 20 horas. Inicialmente, conforme consta dos autos, o acusado, que na época estava desempregado e era menor de 21 anos, entrou no estabelecimento comercial aparentemente bêbado ou drogado e puxou conversa com um homem chamado Sebastião Simão Vaz.

Ao ser ignorado por ele, sem qualquer razão ou desentendimento anterior, aproximou-se de Vanderlei, que já havia se levantado para ir embora, e sem dizer uma só palavra o atingiu com um golpe de faca nas costas. Mesmo recebendo socorro e tendo sido encaminhado posteriormente para o Hospital de Urgências de Goiânia, a vítima morreu de infecção generalizada (septicemia), em 3 de junho de 2012. Ele já tinha se submetido a três cirurgias nos dias que antecederam sua morte. (Texto: Myrelle Motta – assessoria de imprensa da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás)