Aproximadamente 550 processos históricos que integraram a exposição de documentos durante as comemorações dos 140 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) começam, a partir da próxima segunda-feira (7), a serem devolvidos às comarcas de origem.

A comissão responsável pela pesquisa e guarda dos volumes, composta pelos servidores Paranahyba Santana, Hudson Cândido Rodrigues e Valdivino Vilmar Gomes vão passar, até o dia 31 deste mês, pelas 33 comarcas que cederam os documentos que relatam a evolução do Poder Judiciário, antes mesmo da criação do TJGO.

No acervo está o inventário de Cora Coralina, o Ato de Instalação do Tribunal da Relação da Província de Goyaz e o Termo de Compromisso e Posse do primeiro desembargador-presidente da Relação do Tribunal da Província de Goyaz. Alguns desses documentos são datados do período compreendido entre os anos de 1795 e 1927.

Acompanha a comissão o repórter fotográfico do Centro de Comunicação Social do TJGO, Wagner Soares, que além de documentar os trabalhos da comissão, tem a missão de atualizar as fotos dos fóruns e magistrados para o banco de imagens do Poder Judiciário de Goiás. (Texto e foto: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)